segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Adiada pela Anvisa proibição de remédios para emagrecer

Pressionada por entidades médicas e farmacêuticos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) adiou a decisão sobre a intenção de proibir a venda de medicamentos para emagrecimento no Brasil.

Sob forte esquema de segurança, com policiais federais armados acompanhando a audiência pública, realizada na quarta-feira na sede da Anvisa, a proposta de proibição foi bombardeada. Depois disso, a Anvisa já não fala mais em um prazo para bater o martelo. Antes da reunião, a informação era de que uma resolução seria publicada em março.

Decisão Polêmica

A presidente da Associação Brasileira para Estudo de Obesidade, Rosana Radominski, diz que a retirada trará prejuízo aos pacientes.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Alimentação no Carnaval

Carnaval chegando... Sol, calor, festas, bebidas...
Para você aproveitar a folia sem se cansar ou passar mal, fique atento às dicas a seguir:
1- A hidratação é fundamental para garantir disposição nesta época. Beba sempre água, água de coco, sucos naturais e até mesmo bebidas isotônicas. Lembre-se a hidratação deve ser feita antes, durante e após, para repor todo o líquido perdido.
2- Evite alimentos gordurosos, pois, tornam a digestão mais lenta, te deixando com a sensação de estufamento.
3- Faça uma refeição ou um lanche "reforçado" com alimentos ricos em carboidratos (pão, arroz, batata, mandioca, milho, macarrão) antes de sair para a festa, para ter bastante energia na hora da folia.
4- Não fique mais que 4 horas sem se alimentar. Escolha alimentos leves e que favoreçam uma rápida digestão, hidratação e nutrição, como barrinhas de cereais, frutas, inclusive desidratadas ou então sucos. Desta forma, irá repor a energia que o organismo precisa.
5- Caso consuma bebidas alcoólicas, beba com moderação e nunca com o estômago vazio. As bebidas são muito calóricas e aumentam a diurese, o que pode elevar o risco de desidratação. Intercale as bebidas alcoólicas com água e alimentos (sementes oleaginosas: castanhas, amendoim ou azeitonas), para retardar o efeito do álcool. A água irá proporcionar a eliminação mais rápida dos metabólicos do álcool.
6- Após o carnaval faça uma dieta desintoxicante, com muita água, limonada, água de coco, chá verde, sucos e alimentos naturais, pobres em gorduras e carboidratos refinados. Esses alimentos te ajudará a eliminar as toxinas que podem ter sido acumuladas durante o Carnaval.
Aproveite o Carnaval, mas não descuide de sua saúde!

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Campanha Saúde Não Tem Preço


O Programa Farmácia Popular do Brasil é um programa coordenado pelo Ministério da Saúde e visa disponibilizar medicamentos à população para doenças e agravos de maior prevalência e impacto social. Trata-se de uma oferta de medicamentos suplementar à política de assistência farmacêutica do Sistema Único De Saúde (SUS), cujos recursos financeiros não colidem com os recursos aplicados sistematicamente pelo Ministério da Saúde no financiamento da assistência farmacêutica básica.
Os recursos para aquisição de medicamentos da assistência farmacêutica básica são transferidos mensalmente para o seu município nos termos da Portaria 4.217/2010.
Vejas os vídeos da Campanha no Youtube:

Para maiores informações acessem o site: www.saudenaotempreco.com.br

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo

Em 1935, os Alcoólicos Anônimos (AA) definiram como alcoólatra "toda pessoa vencida peço alcoól e cuja a vida começa a ser incontrolável".

Devido à gravidade dos problemas causados pelas bebidas alcoólicas, estão sendo criadas medidas voltadas a tratar as pessoas que possuem características de riscos, ou seja, as pessoas que têm tendências a se tornarem dependentes.

Dados do Ministério da Saúde mostram que o hábito de consumir excessivamente bebidas alcoólicas vem crescendo ano a ano no Brasil. Segundo a avaliação, quase 20% dos brasileiros estão entre os que bebem demais.

É bom lembrar que beber demasiadamente líquidos com teor alcoólico é prejudicial em vários aspectos.

Não é fácil determinar o volume de consumo de álcool tolerado pelo organismo, uma vez que as más consequências do uso do álcool ocorrem também em pessoas que ingerem quantidades bem inferiores (4 doses para o homem e 3 para mulher) àquelas que indicam abuso ou dependência.

Altos níveis de álcool no sangue podem deprimir o Sistema Nervoso Central e causar perda da consciência, baixa da pressão arterial e da temperatura corporal, baixa dos níveis de açúcar no sangue, depressão respiratória, coma e morte.

Cronicamente, o álcool pode causar várias doenças e incapacitações, que abrangem doenças do tratogastrointestinal - esofagites, gastrites, doença do refluxo gastro-esofágico, hepatite e cirrose hepática - doenças cardiovasculares - geralmente, desencadeadas pela hipertensão arterial e pela elevação do colesterol induzidos pelo álcool - osteoporose e vários tipos de câncer.

Vale lembrar que o álcool deixa a pessoa com falta de apetite por ser uma fonte calórica - 1g de álcool fornece 7 calorias, chegando a suprir, em grandes ingestões, 50% das necessidades calóricas diárias, sem nenhum traço de nutrientes em sua formulação.

Principais carências nutricionais relacionadas ao alcoolismo:

- Desnutrição protéica;
- Deficiências de vitaminas A, C, D e do complexo B (Tiamina, Niacina e Ácido Fólico);
- Deficiência de minerais como magnésio e zinco.

De maneira geral, a melhor proteção contra os efeitos lesivos do álcool é uma boa nutrição. Assim, a recomendação geral é a de uma dieta caloricamente adequada e que garanta as recomendações de vitaminas e minerais necessários.

Fonte
Saúde Plena

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Anvisa quer banir remédios para emagrecer

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realiza, na próxima quarta-feira (23/02), audiência pública para discutir o cancelamento do registro dos medicamentos que contém sibutramina e dos anorexígenos anfetamínicos (anfepramona, femproporex e mazindol). Os produtos à base dessas quatro substâncias atuam como inibidores de apetite e devem ser retirados do mercado brasileiro devido aos altos riscos à saúde que podem causar.

A indicação da Anvisa está baseada em estudos científicos e no parecer da Câmera Técnica de Medicamentos (Cateme) de 26 de Outubro de 2010. No documento, o órgão recomenda o cancelamento dos medicamentos por apresentarem riscos que superam os seus benefícios.

Segundo nota técnica da área de farmacovigilência e da gerência de Medicamentos da Anvisa, a sibutramina apresenta baixo coeficiente de efetividade de redução de peso e pouca manutenção de redução de peso em longo prazo. Além disso, estudos indicam possível aumento de risco cardiovascular entre todos os usuários.

Os medicamentos anorexígenos anfepramona, femproporex e mazindol, por sua vez, apresentam graves riscos cardiopulmonares e do sistema nervoso central. Esses fatores tornam isustentável a permanência destes produtos no mercado, mesmo considerando as melhorias já implantadas no processo de controle da venda destes medicamentos no Brasil.

Fonte
Anvisa

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Hipotiroidismo

A tireoide é uma glândual endócrina que existe para harmonizar o funcionamento do organismo. Localizada no pescoço, é responsável pela produção de dois hormônios o T-3 e T-4, que estimulam o metabolismo e interferem no desempenho de órgãos como coração e rins, chegando a alterar o ciclo menstrual em mulheres.

Por toda essa importância, a glândula tireoide precisa estar em perfeito funcionamento. Quando isso não acontece, o próprio corpo dá o alerta.

Os tipos mais comuns de disfunção da tireoide são:

- Hipertireoidismo: liberação de hormônios em excesso, que aceleram muito o metabolismo.
- Hipotireoidismo: a glândula libera o T-3 e o T-4 em menor quantidade do que o necessário.

O hipotireoidismo é mais comum e seus sintomas são:
- Desânimo,
- Cansaço,
- Sonolência,
- Pele seca,
- Inchaço dos olhos,
- Lentidão física e mental.

Dúvidas:

1- O hiporiteoidismo tem cura?
Não existe uma cura definitiva para a doença, mas o controle pode fazer com que o paciente leve uma vida normal. O tratamento mais comum é feito com reposição hormonal.

2- O hipotireoidismo provoca aumento de peso?
Existe uma relação complexa entre as doenças da tireoide, o peso corporal e o metabolismo. Os hormônios tireoidianos também regulam o metabolismo, e a taxa metabólica basal também pode diminuir na maioria dos pacientes com hipotereoidismo, devido à baixa nos hormônios.

3- O que é essencial para controlar o hipotereoidismo?
Se o paciente estiver com a sua medicação ajustada, sua rotina não será muito afetada. A recomendação é a mesma válida para pessoas sem a doença, que é seguir hábitos de vida saudável. É fundamental manter uma alimentação equilibrada, rica em vegetais e frutas. Também é essencial praticar exercícios físicos regulares para a manutenção do peso para afastar a obesidade e seus efeitos negativos, como hipertensão, diabetes, aumento do colesterol e problemas cardiorrespiratórios.

Em caso de dúvidas procure um nutricionista ou seu médico.

Fonte
Corpo e Saúde

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Nutrição + Pilates = Qualidade de vida

"Uma alimentação saudável é fundamental para o bem estar do ser humano; e como este é o objetivo final de todos, o nutricionista exerce papel importante na vida deste, interpretando e compreendendo fatores biológicos, sociais e culturais para criar soluções que garantam uma vida mais saudável e equilibrada".

A atuação de um nutricionista é fundamental para auxiliar na composição de uma alimentação balanceada.

Uma reeducação alimentar adequada, com orientações e planos alimentares de acordo com seu perfil são essenciais na busca da qualidade de vida!!!
Procure um nutricionista e tenha mais qualidade de vida!

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Teste: Como anda a sua alimentação?

1- Qual é, em média, a quantidade de frutas que você come por dia?

a. Não como frutas, nem tomo suco de fruta natural todos os dias.
b. 3 ou mais unidades/fatias/pedaços/copos de suco natural.
c. 2 unidades/fatias/pedaços/copos de suco natural.
d. 1 unidade/fatia/pedaço/copo de suco natural.

2- Qual é, em média, a quantidade de legumes e verduras que você come por dia?
Atenção! Não considere nesse grupo os tubérculos e as raízes.

a. Não como legumes, nem verduras todos os dias.
b. 3 ou menos colheres de sopa
c. 4 a 5 colheres de sopa
d. 6 a 7 colheres de sopa
e. 8 ou mais colheres de sopa

3- Qual é, em média, a quantidade que você come dos seguintes alimentos: feijão de qualquer tipo ou cor, lentilha, ervilha, grão-de-bico, soja, fava, sementes ou castanhas?

a. Não consumo
b. 2 ou mais colheres de sopa por dia.
c. Consumo menos de 5 vezes por semana.
d. 1 colher de sopa ou menos por dia.

4- Qual é, em média, a quantidade de carnes ou ovos que você come por dia?

a. Não consumo nenhum tipo de carne.
b. 1 pedaço/fatia/colher de sopa ou 1 ovo.
c. 2 pedaços/fatias/colheres de sopa ou 2 ovos.
d. Mais de 2 pedaços/fatias/colheres de sopa ou mais de 2 ovos.

5- Você costuma tirar a gordura aparente das carnes, a pele do frango ou outro tipo de ave?

a. Sim.
b. Não.
c. Não como carne vermelha ou frango.

6- Você costuma comer peixes com qual frequência?

a. Não consumo
b. Somente algumas vezes no ano.
c. 2 ou mais vezes por semana.
d. De 1 a 4 vezes por mês.

7- Qual é, em média, a quantidade de leite e seus derivados que você come por dia?

a. Não consumo leite, nem derivados
b.3 ou mais copos de leite ou pedaços/fatias/porções.
c. 2 copos de leite ou pedaços/fatias/porções.
d. 1 ou menos copos de leite ou pedaços/fatias/porções.

8- Que tipo de leite e seus derivados você habitualmente consome?

a. Integral
b. Com baixo teor de gorduras (semidesnatado, desnatado ou light).

9- Pense nos seguintes alimentos: frituras, salgadinhos fritos ou em pacotes, carnes salgadas, hambúrgueres, presuntos e embutidos. Você costuma comer qualquer um deles cvom que frequência?

a. Raramente ou nunca.
b. Todos os dias.
c. De 2 a 3 vezes por semana
d. De 4 a 5 vezes por semana.
e. Menos que 2 vezes por semana.

10- Pense nos seguintes alimentos: doces de qualquer tipo, bolos recheados com cobertura, biscoitos doces, refrigerantes e sucos industrializados. Você constuma comer qualquer um deles com que frequência?

a. Raramente ou nunca.
b. Menos de 2 vezes por semana.
c. De 2 a 3 vezes por semana.
d. De 4 a 5 vezes por semana.
e. Todos os dias.

11- Qual o tipo de gordura é mais usado na sua casa para cozinhaqr os alimentos?

a. Banha animal ou manteiga.
b. Óleo vegetal como soja, girassol, milho, algodão ou canola.
c. Margarina ou gordura vegetal.

12- Você costuma colocar mais sal nos alimentos quando já servidos em seu prato?

a. Sim.
b. Não.

13- Pense na sua rotina semana: quais as refeições você costuma fazer habitualmente no dia?

Café da manhã ( )sim ( )não
Lanche da manhã ( )sim ( )não
Almoço ( )sim ( )não
Lanche da tarde ( )sim ( )não
Jantar ( )sim ( )não
Lanche antes de dormir ( )sim ( )não
Pontuação =

14- Quantos copos de água você bebe por dia? Inclua no seu cálculo sucos de frutas naturais ou chás (exceto, café, chá preto e chá mate)

a. Menos de 4 copos.
b. 8 copos ou mais.
c. 4 a 5 copos.
d. 6 a 8 copos.

15- Você costuma consumir bebidas alcoólicas com qual frequência?

a. Diariamente.
b. 1 a 6 vezes na semana;
c. Eventualmente ou raramente (menos de 4 vezes ao mês).
d. Não consumo.

16- Você faz atividade física regular, isto é, pelo menos 30 minutos por dia, todos os dias da semana, durante o seu tempo livre?

a. Não.
b. Sim.
c. 2 a 4 vezes por semana.

17- Você costuma ler a informação nutricional que está presente no rótulo de alimentos industrializados antes de comprá-los?

a. Nunca.
b. Quase nunca.
c. Algumas vezes, apra alguns produtos.
d. Sempre ou quase sempre, para todos os produtos.

Agora volte às suas respostas e some sua pontuação:

1- a) 0 b) 3 c) 2 d) 1
2- a) 0 b) 1 c) 2 d) 3 e) 4
3- a) 0 b) 3 c) 1 d) 2
4- a) 1 b) 2 c) 3 d) 0
5- a) 3 b) 0 c) 2
6- a) 0 b) 1 c) 3 d) 2
7- a) 0 b) 3 c) 2 d) 1
8- a) 1 b) 3
9- a) 4 b) 0 c) 2 d) 1 e) 3
10- a) 4 b) 3 c) 2 d) 1 e) 0
11- a) 0 b) 3 c) 0
12- a) 0 b) 3
13- soma das porções - Pontuação final
<3 0
3-4 2
5-6 3
14- a) 0 b) 3 c) 1 d) 2
15- a) 0 b) 1 c) 2 d) 3
16- a) 0 b) 3 c) 2
17- a) 0 b) 1 c) 2 d) 3

Soma total dos pontos: _____

Respostas:

* Até 28 pontos = Você precisa tornar sua alimentação e seus hábitos de vida mais saudáveis. Dê mais atenção à alimentação e atividade física.

* 29 a 42 pontos = Fique atento com sua alimentação e outros hábitos como atividade física e consumo de líquidos.

* 43 pontos ou mais = Parabéns! Você está no caminho para o modo de vida saudável. mantenha um dia-a-dia ativo.

Açaí

História:

- O açaizeiro é uma palmeira cujo o fruto é o açaí. É uma espécie nativa da Amazônia.
No Brasil, consome-se o palmito do açaizeiro ou mesmo o fruto, que é utilizado na forma de sucos, vinhos, sorvetes, cremes ou mesmo na forma in natura.
Na Amazônia, a forma mais tradicional de consumir o açaí é gelado com farinha de mandioca ou tapioca. Um peixe assado ou camarão podem acompanhar. Mas o suco grosso, na forma de creme acompanhado de frutas como a banana, com granola ou até mesmo batido com iogurte natural, são outras maneiras de consumir este alimento.
O açaí é considerado um dos frutos mais nutritivos cultivados na Amazônia.

Informações Nutricionais:

- A polpa do açaí é fonte de a-tocoferol (Vitamina E), fibras, cálcio, magnésio e potássio. Destaca-se quanto ao teor de lipídios, fornecendo aproximadamente 65% das necessidades de um homem adulto. São ácidos graxos de boa qualidade, 60% monoinssaturados e 13% poliinsaturados. Já o fornecimento de proteínas varia entre 25-65%. No entanto, é pobre em açúcares totais.
O açaí é fonte de antocianinas, pigmentos naturais, pertencentes à família dos flavonóides e responsáveis pela coloração do açaí e por seu poder antioxidante.

O açaí é uma mania nacional de grande importância na economia de nosso país. É altamente nutritivo, porém é calórico (devido ao alto teor de lipídios), devendo ser consumido em quantidades moderadas.

Fonte
RG Nutri

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

O que é Creatina?

É um suplemento esportivo composto por dois aminoácidos: glicina e arginina. No músculo, encontramos a fosfocreatina (creatina fosforilada), que é degradada durante a atividade física. O aumento dessa substância no organismo por meio da suplementação tem o objetivo de promover força, energia e ganho de massa muscular.

A creatina possui efeito osmótico, cuja finalidade é reter água detro das células. Assim, a hidratação intracelular, que está relacionada ao aumento da síntese proteica, torna-se maior.

A creatina é filtrada principalmente pelos rins. Se a filtração estiver deficiente, os níveis sanguíneos de creatina aumentam. Esse efeito é utilizado como um indicador da função renal. Pessoas com problemas hepáticos ou renais não devem utilizar a creatina.

Fonte
Só Nutrição