domingo, 25 de dezembro de 2011

Feliz natal!!!

Como desintoxicar o organismo após a ceira de natal?

Com tanta variedade de comida nas festas de fim de ano, é comum exagerar na dose. Após o tradicional banquete na véspera do Natal, quem acaba pagando é o estômago.


Veja a dica simples e infalível para você desintoxicar o organismo.


O suco de melão é ótimo para eliminar as toxinas. Composta por aproximadamente 90% de água, a fruta diminui a retenção de líquidos, ajuda na perda de peso e auxilia no funcionamento do intestino, eliminando a prisão de ventre. 


Com tantos benefícios, nem é preciso esperar o estômago pesar para fazer o teste, não é mesmo?


Feliz natal!


Fonte
G1.globo.com.br

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Diferencie a fome da vontade de comer e escape das calorias extras

Sentir fome o dia todo não é normal. Se você não passa mais de meia hora sem mastigar alguma coisa, alerta ligado. Pode ser esta a explicação para suas dificuldades com a balança. E, em geral, quem age assim não sente fome. "Nenhum organismo tem uma necessidade tão intensa de consumir alimentos", afirma a nutricionista Roberta Stella. Isso é vontade de comer, simplesmente. Trata-se de um sintoma que mascara ansiedade ou é disparado quando somos expostos a sensações visuais ou olfativas tipo passar na frente de uma confeitaria incrível, mesmo tendo acabado de comer sobremesa ou vasculhar a geladeira enquanto o computador ligado lembra que há trabalho a fazer .

Sucumbir frequentemente à vontade de comer pode levar ao excesso de peso e à sensação de descontrole. Por isso, a principal atitude é estabelecer uma rotina alimnet estipulando horários para as refeições principais e, também, para pequenos lanches intermediários. 



Fique atenta e leia com atenção a matéria abaixo e saiba as dicas que a nutricionista dá para você se livrar do problema.


http://msn.minhavida.com.br/conteudo/2702-diferencie-a-fome-da-vontade-de-comer-e-escape-das-calorias-extras.htm


Fonte
Minhavida

quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Alimentos anti-inflamatórios ajudam auxiliam a estética corporal

Novas pesquisas provam, a cada dia, ser possível atuar positivamente na idade biológica optando um estilo de vida saudável, atividade física moderada, alimentação balanceada e uma boa vida social saudável. No caso da estética corporal, a alimentação é geralmente relacionada com o emagrecimento. Entretanto, com os avanços na área da nutrição, podemos usar as características nutricionais de cada grupo alimentar para reduzir vários “inimigos da beleza”, como acnes, celulite, envelhecimento, flacidez e sobrepeso, entre outros.



Mas antes de iniciar um tratamento funcional estético a partir de quaisquer alimentos, temos que nos assegurar que a absorção dos nutrientes necessários ocorra efetivamente. É extremamente importante que o intestino esteja em pleno funcionamento. Para isso, devem-se incluir, na alimentação, cereais integrais (farelo de aveia, gérmen de trigo e arroz integral, por exemplo), frutas, verduras e legumes variados, além de um grande consumo de água e sucos. Em alguns casos, pode ser necessário um tratamento específico para restabelecer a flora microbiana intestinal. Todavia é necessário orientação de um nutricionista.

Quando falamos em tratamento estético, devemos partir do princípio de uma alimentação anti-inflamatória, uma vez que a alimentação habitual (carnes gordas, leite integral, alimentos refinados, doces, bebidas alcoólicas, embutidos e enlatados) é pró-inflamatória, ou seja, favorece o aparecimento da inflamação. Vale lembrar que a inflamação contínua (crônica) pode causar alterações celulares e contribuir para o surgimento de algumas doenças.

Existe uma grande variedade de alimentos que podem ser incorporados ao hábito alimentar, para que haja o benefício não só antiinflamatório, mas também antioxidante. Os principais são:

Peixes: os peixes são fontes de proteínas leves e, apenas por isso, já deveriam ser mais utilizados na alimentação habitual, desde que em preparações adequadas (grelhados, e ensopado com legumes, por exemplo). No caso dos peixes de água salgada e profunda (salmão, atum, arenque sardinha, entre outros), podemos aproveitar a grande quantidade de ômega-3 que eles possuem;

- Hortaliças: as hortaliças são fontes indispensáveis de muitas vitaminas, minerais e fibras. Os folhosos de cor verde-escuro são riquíssimos em nutrientes que combatem a inflamação e os radicais livres. Hortaliças de cor alaranjada são fontes de betacaroteno, um excelente antioxidante. O ideal é que se faça um rodízio das hortaliças, para que se consiga uma maior quantidade de nutrientes;

- Frutas: assim como as hortaliças, é importante que haja uma variação constante das frutas consumidas. Frutas cítricas são fontes de vitamina C, que atua como antioxidante. Frutas vermelhas, além da ação antioxidante, atuam também contra a inflamação;

- Castanhas: as castanhas de caju, castanha-do-pará, amêndoas e nozes são alimentos ricos em selênio, que atua como antioxidante, além de possuírem boas gorduras;

- Sementes/Integrais: a linhaça, assim como os peixes de água salgada e profundas, é rica em ômega-3. Gergelim é possui grande quantidade de cálcio e fósforo, além de gordura de boa qualidade. O gérmen de trigo tem ação protetora contra a poluição. Quinua é excelente fonte de proteínas e gorduras boas e tem grande quantidade de vitaminas, fibras e minerais.

Fonte
Saúde Plena

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Conheçam os alimentos que ajudam a função cerebral

Uma alimentação saudável e balanceada é de vital importância para qualquer pessoa que deseja ter uma boa saúde. Disso todo mundo já sabe. Mas o que também precisamos saber é que tudo o que ingerimos interfere no funcionamento da “complexa máquina” que é o corpo humano. Com o cérebro, coordenador de todas as nossas funções, a influência da alimentação é ainda mais relevante. Por isso, devemos investir nos alimentos que mais ajudam a melhorar o funcionamento cerebral, buscando o bem-estar físico e mental. Conheça agora os principais alimentos que garantem a saúde do seu cérebro, e por que eles são importantes para estar no prato:
- Aveia: traz energia para o cérebro, é fonte de vitaminas do complexo B que auxiliam na regulação da transmissão de informações entre os neurônios. 

- Linhaça, óleo de peixe: fontes de ômega 3, que promove a neurogênese (formação de novos neurônios e protege os neurônios já existentes).

- Clorofila: fonte de nutrientes que auxiliam na eliminação de toxinas do organismo. Aumenta a atividade cerebral. O brócolis e o espinafre são as melhores opções, já que são excelentes fontes de ácido fólico, responsável pela formação do sistema nervoso dos bebês. Além disso, contribui para um bom desempenho cognitivo e auxilia na comunicação entre as células nervosas.

- Cacau: rico em flavonoides que protegem a parede dos vasos sanguíneos e garantem um excelente fluxo sangüíneo para o cérebro. Auxilia ainda na prevenção de derrames.

- Chá verde: as catequinas, presentes neste chá, possuem ação neuroprotetora, diminuem danos neurológicos e a perda de memória associada.

- Lecitina de soja: fonte de colina, contribui para a neurogênese, que é a formação de neurônios. Possui também fosfolipídeos, sendo o fósforo um importante mineral para a memória. O consumo de alimentos que contêm colina durante a gravidez e na fase de aleitamento influi beneficamente no desenvolvimento cerebral da criança.

- Oleaginosas (nozes e amêndoas): contém grandes quantidades de ácidos graxos insaturados, que garantem um bom funcionamento cerebral, já que compõem a membrana das células nervosas e potencializam a transmissão de mensagens entre elas.

Fonte
Saúde Plena

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Emagrecedores naturais

Veja abaixo quais as vantagens e desvantagens de cada grupo de emagrecedores naturais

- Aceleradores do metabolismo
Chá vermelho
* O que é: também conhecido como o "devorador de gordura", é uma variação do chá verde que adquire determinadas características após ser fermentado. Indicado o consumo de 4 xícaras ao longo do dia, mas deve ser evitado à noite por ser rico em cafeína, podendo assim dificultar o sono. Como qualquer medicamento sintético ou fitoterápico é aconselhável procurar orientação médica. OBS: Não confunda o chá vermelho, também conhecido como Pu-erh, com o chá vermelho da África do Sul, extraído de uma planta de família das leguminosas e que não oferece esse mesmo efeito.
* Vantagens: além de ajudar no processo de emagrecimento, já que acelera o metabolismo do fígado, favorecendo uma aceleração do colesterol, o chá vermelho é desintoxicante e facilita a digestão.
* Desvantagem: justamente por promover uma aceleração do metabolismo, corre-se o risco de provocar taquicardia. Por isso gestantes, pessoas com gastrite e com arritmia cardíaca não devem consumi-lo.

- Inibidores de apetite
Caralluma
* O que é: substância extraída de um cacto indiano usada como supressor do apetite. Alguns estudos científicos afirmam que a caralluma não só acalma a fome, estimula o organismo a enviar mensagens de saciedade ao cérebro como também diminui a vontade por doce. Além disso, evita a formação de novos estoques de gordura e ainda aumenta a sensação de bem estar. É um fitoterápico, e a princípio não possui efeitos colaterais, porém é indicado após se alcançar o peso ideal reduzir a dosagem gradativamente. Quando ingerido, força o organismo a queimar a gordura armazenada e também ajuda a controlar o mecanismo cerebral responsável pela sensação de apetite.
* Vantagem: além de emagrecer, acelera o metabolismo um pouco.
* Desvantagem: pode provocar inchaço corporal e o aumento da acidez gástrica, gerando azia.

Garcínia
* O que é: fruta do sul da Ásia. Atua como moderador do apetite, controla o metabolismo e reduz o armazenamento de gordura corporal. Contém um princípio ativo chamado ácido hidroxicítrico, que é o responsável pela redução do apetite. O pó das folhas tem efeito laxante. A dose habitual é de cerca de 1 a 2 cápsulas meia hora antes de cada refeição ou de acordo com as instruções do médico. É indicado tomar com água (ou suco ácido).
* Vantagem: possibilita a redução de peso sem alteração na dieta alimentar, atuando através de ligação com a gordura e o colesterol dos alimentos e inibindo sua absorção pelo trato intestinal. Tem a capacidade única de reter a gordura que você ingere em uma refeição, evitando que o organismo a consiga digerir, sendo posteriormente eliminada nas fezes. Como o organismo passa a absorver menos gordura dos alimentos ingeridos, obrigatoriamente terá de queimar as reservas existentes, fazendo assim com que você emagreça. Não tem contraindicação.
* Desvantagem: não deve ser ingerida por pessoas alérgicas a crustáceos e mulheres grávidas e lactantes.

- Inibidores da absorção de gorduras
Quitosana
* O que é: fibra natural solúvel, não digerível e não calórica, extraída das carapaças de alguns crustáceos, como a lagosta e o camarão. Tem capacidade de se ligar às gorduras presentes na alimentação e removê-las do corpo.
* Vantagem: possibilita a redução de peso sem alterações na dieta alimentar, atuando através de ligação com a gordura e o colesterol dos alimentos inibindo sua absorção pelo trato intestinal. Tem a capacidade única de reter a gordura que você ingere numa refeição, evitando que o organismo a consiga diferir, sendo posteriormente eliminada nas fezes.
* Desvantagem: não pode ser ingerida por pessoas alérgicas a crustáceos e mulheres grávidas e lactantes.

Alcachofra
* O que é: planta com muitas propriedades benéficas, como ação diurética e de limpeza das impurezas do organismo.
* Vantagem: ajuda a desinchar o corpo já que tem ação diurética, aumenta o volume da urina e elimina líquidos. Além disso, é desintoxicante, ajuda a eliminar as toxinas e outros resíduos acumulados no organismo. Também é  depurativa, isto é, ativa os mecanismos de limpeza do corpo, promove a digestão das gorduras, regula o fluxo da bílis, contribuindo para metabolizar as gorduras da alimentação.
* Desvantagem: não deve ser administrada durante a amamentação, nem em casos de fermentação intestinal.

Procure sempre um profissional especializado antes de consumi-los.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Anvisa divulga lista dos alimentos com maior nível de contaminação

Fiquem atentos!!!


http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2011/12/anvisa-divulga-lista-dos-alimentos-com-maior-nivel-de-contaminacao.html

Frutas da beleza

Máscaras faciais refrescam e hidratam!!!


As frutas, desde que bem limpas, também podem ser aproveitadas na cosmética. É importante testar os produtos antes de aplicá-los no rosto.


- Amêndoas: Da amêndoa doce, extrai-se um óleo emoliente, base de diversos cosméticos. A pasta de amêndoas amargas combate o eczema das mãos, atenua sardas e pode ser usada como desodorante de pés e axilas.


- Ameixa: Adstringente e repousante, a ameixa vermelha é indicada para peles oleosas com poros dilatados.


- Abacate: A polpa do abacate é antirrugas, suavizante, cicatrizante e hidratante. Beneficia, sobre tudo, peles secas.


- Laranja: Calmante e adstringente.Beneficia peles oleosas com poros dilatados.


- Uva: Tonifica, clareia e descansa a pele.


Procure sempre um médico especializado para te orientar.


Fonte
Les Nouvelles Esthétiques França

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Você sabe o que é um refresco?

Refrescos: como são classificadas as águas aromatizadas. Eram desconhecidos pelos brasileiros, que até pouco tempo combatiam o calor com sucos, água de coco e refrigerantes.


Opções:


1- Uma das águas aromatizadas mais famosas do México é a Jamaica: as flores secas de hibisco usadas em sua preparação dão a ela um gosto amargo, mas que corta a sede; este refresco também é diurético. pode ser preparada com ou sem açúcar, vai da preferência por quem gosta de coisas mais doces, ou amargas.


2- Entre os tantos refrescos, existe o da mistura entre a água e o hortelã, por muitos considerado o par perfeito; dá para combinar com abacaxi macerado.


3- Quem preferir sabores mais doces, existem os refrescos feitos com xaropes; para não ficar tão doce, é indicado pingar algumas gotas de limão.


4- Adição de vegetais dá mais frescor à água; o pepino, por exemplo, virou obsessão não só no refresco, como também nos drinks: basta duas fatias no copo para notar a diferença.


5- A mistura com água já é antiga; ainda mais com as cascas de limão taiti e siciliano, que deixam a água surpreendente e refrescante.


Todos uma delícia não é?!


Fonte
Estadão