sábado, 26 de março de 2011

O que é sedentarismo?

O sedentarismo pode ser definido como falta de atividade física suficiente e pode afetar a saúde da pessoa. A falta de atividade física não está ligada a não praticar esportes. Pessoas com atividade física regulares, como limpar a casa, caminhar para o trabalho, realizar funções profissionais que requerem esforço físico, não são classificados como sedentários. O sedentarismo acontece quando a pessoa gasta poucas calorias diárias com atividades físicas.

O sedentarismo é um dos fatores de risco intimamente relacionados com o aparecimento de doenças como a hipertensão, doenças respiratórias crônicas e distúrbios cardíacos. Mais de 60% da população adulta não pratica exercício físico.

O primeiro passo para se ter uma vida saudável e combater o sedentarismo é consultar um nutricionista e personal trainers especializados, depois disso, mudar alguns hábitos de vida, de acordo com orientações dos profissionais.

E então, vamos viver melhor?
Consulte o nutricionista para enfrentar um novo ritmo de vida!!!

Fonte
Márcia Groenninga

terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da Água


Dia 22 de Março, dia mundial da água!!!
O que temos feito para preservar esta fonte de vida?

A falta de acesso à água limpa atinge mais de um bilhão de pessoas, de acordo com alerta feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A água é um bem precioso e insubstituível. É um elemento da natureza, um recurso natural. É de domínio público e de vital importância para a existência da própria vida na terra. Propicia saúde, conforto e riqueza ao homem, por meio de seus incontáveis usos, dos quais se destacam o abastecimento das populações, a irrigação, a produção de energia e o lazer.

Muito se fala em falta de água e que, num futuro próximo, teremos uma guerra em busca de água potável. O Brasil é um país privilegiado, pois aqui estão 11,6% de toda a água doce do planeta. Aqui também se encontra o maior rio do mundo - o Amazonas - e o maior reservatório de água subterrânea do planeta - o Sistema Aquífero Guarani.

Com água na dose certa, tudo funciona melhor!!!

É um hidratante natural da pele, mantendo-a com aparência viçosa e fresca. Ajuda o trabalho dos rins, que têm a importante missão de eliminar as toxinas do corpo. Também estimula o bom funcionamento dos intestinos. Uma dieta pobre em líquidos - água - facilita o aparecimento de rugas e o envelhecimento da pele.

Água: um bem natural que deve ser preservado!

quinta-feira, 17 de março de 2011

Diário Alimentar: anotar o que se come ajuda na perda de peso

É muito difícil as pessoas repararem naquilo que come durante o dia. Mal sabem elas que um controle diário do que ingerem pode ajudar, e muito, a emagrecer de uma forma mais saudável.
Isso mesmo! Anotar tudo que se come faz com que a pessoa tome consciência daquilo que anda fazendo você ganhar alguns quilinhos a mais e ajuda a eliminá-los de vez.

As anotações permitem a cada um perceber quais os "erros" alimentares que vêm cometendo durante a alimentação. Assim, nos tornamos bem mais conscientes do que estamos ingerindo e temos a possibilidade de mudar para melhor.

Dicas essenciais:

1- No caderno, no celular ou até mesmo no computador -> Atualmente alguns programas facilitam essas anotações, passando inclusive a quantidade de calorias ingeridas e sugestões.
2- Liste o dia, os horários e a quantidade de cada comida ingerida, inclusive os lanches intermediários e as bebidas.
3- O ideal é fazer um planejamento de acordo com o seu ritmo de vida e suas escolhas alimentares .
4- Além de controlar a sua alimentação, tente programar alguns exercícios físicos durante a semana. Essa dupla é infalível!!!

Mas lembre: Nada de querer ver os resultados em poucos dias. Esse processo leva tempo. Seja paciente.

Fonte:
Mais qualidade de vida

quarta-feira, 16 de março de 2011

A importância do café da manhã

Todo mundo sabe da importância do café da manhã mas, nem todas as pessoas costumam fazê-lo.

Tamanha a importância que achei interessante fazer esse post para o blog.

As pessaos que tomam café da manhã, mantém uma dieta mais saudável ao longo do dia e ficam mais ativas fisicamente. Quem não faz a refeição da manhã, tende a exagerar na quantidade de comida na hora do almoço, adquirindo mais gorduras e calorias.

Quando acordamos a reserva de energia corporal estão baixas, por que apesar de estar dormindo, o nosso corpo continua consumindo energia para manter nossas funções vitais. Por isso o café da manhã é tão importante. Ele tem a função de reabastecer as reservas energéticas gastas durante o sono.

O café da manhã funciona como um auxílio no controle do apetite para as refeições seguintes do dia. E além disso, estimula o gasto de energia para digestão e absorção dos alimentos consumidos. As pessoas devem fazer o desjejum, porém é necessário que cuidem das quantidades e façam a escolha de alimentos saudáveis para tal momento.

Um café da manhã equilibrado só contribuem para nossa saúde, nos trazendo benefícios e nos proporcionando uma melhor qualidade de vida.

Fonte: Mundo verde

terça-feira, 15 de março de 2011

Água de coco é remédio caseiro

Fonte de potássio, sódio e glicose, o líquido é uma espécie de soro fisiológico que reidrata e ajuda a combater infecções
Além de refrescante, saborosa e leve, a água de coco é ótima opção para substituir o soro fisiológico. É um super hidratante natural, tendo papel importante na recuperação de infecções urinárias e gástricas.
É um soro fisiológico natural, tem alta quantidade de sódio, potássio e outros sais minerais. É um hidratante natural para o corpo e ajuda a eliminar resíduos durante um período de infecção.
A água de coco compõe o grupo dos alimentos campeões em potássio. A presença de sais abastece de água as células no organismo. Tal função, denominada cientificamente de hidroeletrolítica, é indispensável para contração e relaxamento muscular - o que ajuda a evitar cãibras e lesões - além de contribuir para a elasticidade da parede das artérias.
Embora seja mais hidratante do que a própria água, o líquido presente no coco é calórico e deve ser consumido com moderação. Uma dose diária de 500miligramas, o equivalente a um copo de 50 calorias, dá conta do recado positivo, sem sobrecarregar a dieta.
Para quem malha e quer variar o cardápio pós-treino, a água de coco funciona como uma ótima fonte de carboidrato. Se for combinado com um alimento fonte de proteína também contribui para o ganho de massa muscular, explica a especialista.
Mas vale lembrar: cuidado na hora de comer a parte mais suculenta da fruta. Sabe-se que a polpa do coco é rica em gordura saturada, que é a grande vilã da saúde, principalmente do coração. Entretanto, há especialistas que defendam a presença de ácidos graxos essenciais, ou seja, gorduras boas, fontes de energia para o organismo.
Fonte:
Mídia News

segunda-feira, 14 de março de 2011

Sua pele é o que você come

Alimentação equilibrada e saudável faz bem a saúde e ajuda a ficar mais bonita e atraente. Constantemente são descobertas substâncias em diversos alimentos que colaboram com a saúde de nosso corpo e como consequência da nossa pele.
Os nutrientes presentes nos alimentos nutrem o corpo e também a nossa pele. Portanto se a alimentação não é saudável os reflexos da má alimentação repercutem direto em nossa pele, ela não terá acesso aos bons nutrientes que a deixam bonita.
A alimentação saudável para a pele deve ser rica fibras, vegetais crus, frutas, legumes, leite e derivados magros, pois neutralizam os radicais livres e ainda contribuem para um bom funcionamento do intestino.

- Acnes: Uma pele lisinha, livre de cravos e acne, é o desejo de muitas mulheres. Mas isso também depende da boa alimentação. A ingestão de líquidos é uma boa medida a ser adotada, pois a hidratação se dá de dentro para fora.

- Envelhecimento: Atitudes diárias ajudam a prevenir o envelhecimento.
São elas:
1. Alimentação à base de frutas, legumes, verduras e carnes brancas, evitando alimentos gordurosos e industrializados;
2. Evite ou reduza o consumo de açúcar (sacarose) e de açúcar simples, devido ao seue feito nefasto sobre o sistema digestivo e pela sua ação acidificante no sangue na qual tende a criar problemas cutâneos, principalmente quando combinado com alimentos gordurosos;
3. Ingerir cerca de 2 litros de água por dia;
4. Praticar atividade física ao ar livre;
5. Dormir em média 8 horas de sono todas as noites;
6. Evite fumar e ingerir muita bebida alcoólica;
7. Utilizar filtro solar, mesmo em dias nublados ou chuvosos.

Fonte:
Vivasuapele.blogspot

quinta-feira, 10 de março de 2011

Dia Mundial do Rim

Sabemos que quase 1 milhão de pessoas tem doenças renais e apenas 70% saqbe disso.

Dos 34 milhões de brasileiros portadores de hipertensão ou diabetes, 6,6% apresentam alterações renais e podem necessitar de diálise um dia.

Atividades estão sendo realizadas para a divulgação da doença renal, enquanto problema de saúde. As ações preventivas acontecerão simultaneamente em todo o mundo.

1- Quais são os sinais e sintomas de doenças renais?
Pressão alta, inchaço, anemia, palidez, fraqueza e desânimo constantes, náuseas e vômitos frequentes pela manhã, sangue na urina, dor lombar/cólica renal e indícios de infecções urinárias.

2- Quais são as pessoas com maior risco de ter doenças renais?
São principalmente os diabéticos, os hipertensos, os integrantes de famílias com vários indivíduos com doença renal, os usuários regulares de antiinflamatórios, e aqueles com problemas urológicos.

3- Quais são os recursos disponíveis para a prevenção e o tratamento destas doenças?
Dependem da doença e da pessoa que se quer atingir. Para o diabético, por exemplo, existe a necessidade de cuidar bem da alimentação, do controle do açúcar no sangue, usar medicação específica, usar menos sal e proteínas na dieta, e manter a pressão arterial sob controle rigoroso.

A informação salva vidas!!!

Fonte
Nefroclinica.med.br