Intolerância à lactose:
A intorelância à lactose é muito comum nas crianças, a partir dos cinco anos de idade, devido a incapacidade do organismo digerir o acúçar do leite (lactose). Quando não absorvida, ela é fermentada pelo intestino, levando à uma série de sintomas. Isso acontece devido à deficiência ou ausência da enzima intestinal chamada lactase, responsável por esse processo.
Os principais sintomas desse distúrbio alimentar são intestino preso, dores abdominais, flatulência, dores de cabeça e dermatite atópica (alergia de pele que provoca manchas avermelhadas) e coceira.
Alergia ao leite:
Já a alergia ao leite é uma reação do organismo à proteína lactase, que leva a reações alérgica como diarreia, urticária e sintomas respiratórios, como asma e até febre.
Segundo os médicos e nutricionistas, a intolerância é mais fácil de ser resolvida do que a alergia ao leite, pois existem casos em que não é preciso excluir totalmente a lactose da dieta da criança.
Para quem tem intolerância à lactose:
Liberado: carnes em geral, margarina, geleias, leguminosas (feijão, vagem e lentilha), arroz e cereais em geral, verduras e legumes, leite de soja, queijo tipo tofu, pães e bolachas que não contenham leite em sua composição.
Proibido: leite de vaca e derivados como: queijos, manteiga e requeijão, preparações e alimentos à base de leite (bolo, pudins, biscoitos e pães).
Recomenda-se que, ao surgir sintomas semelhantes, procure uma nutricionista para realizar o tratamente adequado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário