quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Frutas "brancas"

Excelentes protetores do organismo, esses alimentos combatem doenças do coração, câncer e favorecem o emagrecimento.

Veja abaixo quais as frutas de polpa branca que possuem esse benefício:

1- Banana: A maior vantagem para o emagrecimento é a presença de triptofano, precursor da serotonina, um hormônio que atua na atividade cerebral promovendo bem estar e aliviando os ataques da fome. Por conter ferro, a banana estimula a produção de hemoglobinas, ajudando em casos de anemia. Outra vantagem é que a fruta é rica em fibras, que ajudam a normalizar o trânsito intestinal, agindo como um laxante natural.
Possui ainda grande quantidade de potássio, que contribui para o controle da pressão arterial. A banana é uma ótima fonte de vitamina B6 e B12, que regulam o nível de glicose no sangue.
Porção ideal = 1 unidade/dia

2- Maçã: A pectina, fibra encontrar em maior abundância na polpa da maçã, ajuda a reduzir o colesterol no sangue e atua como regulador natural do trato intestinal. Outro benefício é o aumento da saciedade, devido à presença das fibras solúveis (na polpa) e insolúveis (na casca), que agem retardando a digestão e melhorando a formação do bolo fecal. Já os taninos e flavonoides presentes na maçã possuem ação antioxidante, adstringente e anti-inflamatória.
Essa fruta é ótima aliada da saúde, pois possui teor elevado de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico. É rica também em vitamina B1, B2, niacina e minerais como ferro, potássio e fósforo, sendo indicada para o tratamento de problemas do estômago, rins, fígado, intestinos, obesidade, acidez estomacal, colesterol, diarreia, diabetes, gota, reumatismo e dificuldades respiratória.
Porção ideal = 1 a 2 unidades/dia

3- Pera: Fonte de fibras, essa fruta contribui para o bom funcionamento do intestino, facilitando a eliminação de toxinas e, consequentemente, o emagrecimento. Os benefícios são semelhantes aos da maça, com vantagem de possuir uma dose considerável de cálcio, essencial para a saúde dos ossos e dos dentes, e também para o fortalecimento do músculo cardíaco.
De baixo valor calórico, essa fruta ainda age na prevenção da queda do cabelo. Uma boa dica de consumo para turbinar a perda de peso é bater a pera sem semente com chá verde e adoçante. Assim, o efeito emagrecedor da erva é ainda maior, e seu sabor fica mais agradável.
Porção ideal = 1 a 2 unidades/dia

4- Lichia: Essa fruta é muito nutritiva, pois possui alto teor de vitaminas e minerais. O potássio é o mineral predominante e está envolvido no equilíbrio do organismo. Já o cálcio e o fósforo são indispensáveis na formação e manutenção da estrutura óssea. Rica em vitamina C, a lichia também pode ser considerada um alimento antioxidante, pois auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares. Esse nutriente também auxilia na redução de inflamações,  na eliminação da celulite e no combate ao excesso de gordura.
 Experimente esta receita caseira firmadora da pele e potente contra a gordura! Bala de colágeno com lichia: bata 1 polpa congelada de lichia ou 1 xícara de chá da fruta com um pouco de água e 2 colheres de sopa de adoçante tipo forno e fogão até ficar homogêneo. Leve ao fogo e dilua 2 saquinhos de gelatina em pó sem sabor, mexendo até dissolver. Retire do fogo, coloque em um refratário, deixe esfriar e corte em quadradinhos. Consumo até 10 quadradinhos por dia.
Porção ideal = 10 unidades-dia

5- Coco: Oferece, além da polpa, a água. Em sua composição, o liquido apresenta glicose e minerais como sódio, potássio e cloro; por isso, é um ótimo hidratante oral, muito indicado em casos de diarreia, vômito e desidratação. A polpa branca do coco é rica em gordura, proteínas, carboidratos e vitaminas. Dela também é possível extrair o óleo de coco, que é rico em gordura saturada. Em função da alta concentração de gordura, o coco maduro é contra indicado para quem tem problemas cardíacos e colesterol alto. Para a perda de peso, prefira consumir a água de coco verde.

6- Cupuaçu: De sabor suave e levemente azedo, essa fruta amazônica é rica em pectina, fibra fundamental para digestão e poderosa para controlar a glicose do sangue. Além disso, o cupuaçu possui ferro, utilizado para combater a anemia. Também contém nutrientes essenciais como fósforo, magnésio, proteínas, vitaminas C, B, B1, B2 e B5. Graças a esses elementos, a fruta protege os olhos e o cérebro, fortalece os ossos, melhora o funcionamento do sistema digestivo e controla a absorção de gorduras pelo organismo, sendo ótimo aliado de dietas de emagrecimento. Outro nutriente abundante do cupuaçu é o potássio, que participa da contração muscular, transmissão de impulsos nervosos e batimentos cardíacos.
Porção ideal = 3 polpas/semana (polpa congelada)

7- Graviola: É composta por muitos flavonoides, que possuem efeito antioxidante, anti-inflamatório, antiplaquetário e antialergênico. A vitamina C é outro elemento que se destaca na composição da graviola. Além disso, é rica em carboidratos, funcionando como uma poderosa fonte de energia para as funções do corpo. Outros nutrientes abundantes da graviola são os minerais essenciais como o cálcio , fósforo e ferro. Além disso, possui diferentes indicações à saúde: a polpa ou suco e as sementes esmagadas são utilizadas para o combate a vermes e parasitas. Já o óleo extraído da fruta pode ser misturado ao azeite para agir contra o reumatismo e a artrite. Das folhas, pode-se preparar chás ou infusões, recomendados para casos de diabetes e problemas do fígado.
Porção ideal = 1 polpa concentrada/dia (polpa congelada)

Fonte
Revista Dieta e saúde

Um comentário: