Os radicais:
Muitas vezes os corredores consideram que a dor que surge após as 24 horas de exercício intenso é decorrente do acúmulo do ácido lático. Essa dor tardia está relacionada com quadro inflamatório ou microtraumas musculares.
Para os entusiasmados com a corrida, não é necessário diminuir a frequência dos treinos ou deixar de investir em intensidade. "O segredo estána mesa. Isso é, com uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes, que tem ação antioxidante, protegendo as células da ação dos radicais livres".
Laranja, espinafre e pimentão amarelo:
Alimentos fontes de vitaminas A, C e E tem ação antioxidante e neutralizam os radicais livres que surgem com o esforço.
Agrião, limão e acerola:
Como são fontes de vitamina C, evitam a perda das células musculares e alterações respiratórias provocadas pelo excesso de cortisol, substância liberada em situação de estresse que aumenta a pressão arterial, a concentração de açúcar no sangue e diminui a imunidade.
Salmão e azeite de oliva:
Os alimentos que contém ácidos graxos ômega 3 atuam como protetores da membrana celular, já que conseguem repor sua estrutura por fazer parte da sua formação.
Fonte de energia saudável.
Granola, nozes e castanhas:
O melhor é que, além de antioxidantes, esses alimentos conseguem estimular a produção de enzimas que retiram os radicais livres das células musculares, assim eles evitam o processo de oxidação e microfraturas.
Frango, peixe, iogurte e ovos:
Fazem parte da formação dos músculos e ajudam na regeneração das células musculares e na sua rigidez. Com mais força muscular, a recuperação das corridas é mais rápidas e torções e tombos serão diminuídos.
Carboidratos:
Ajudam a manter a disposição e a dar continuidade aos treinos. O carboidrato ingerido após o treino repõe glicogênio muscular e hepático, mantendo o metabolismo funcionando. Pão integral, cereais e cookies integrais são alimentos que contêm fibra e não apresentam difícil digestão, indicados para depois do treino. Já os carboidratos do grupo da batata, da mandioca e do pão branco dão energia imediata, porém podem ser armazenados como gordura rapidamente. Ingerir uma hora antes do treino e até duas horas após a corrida.
Fonte: Saúde Plena
gostei muito dessas dicas eu pratico futsal e fico muitas vezes cançado e om dores musculares vou ingerir mais esses alimentos obrigado
ResponderExcluirEi Val, que bom! Obrigada.
ResponderExcluirOi Luciana!!
ResponderExcluirÓtimo texto, claro e objetivo...gostei dos exemplos!
Vou inclui-los nas minhas refeições apartir de hoje ;)
Muito obrigado
Obrigada Felipe!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluirpra quem ja esta com uma lesao muscular os alimentos podem ajudar em uma recuperaçao mais rapida ou na prevençao de uma futura lesao ??
ResponderExcluirpra quem ja esta com uma lesao muscular os alimentos podem ajudar em uma recuperaçao mais rapida ou na prevençao de uma futura lesao ??
ResponderExcluir