A vitamina C é um poderoso antioxidante e combate a formação dos radicais livres. Ela ajuda as células do organismo a crescer e permanecer sadias - principalmente as células dos ossos, dentes, gengivas e dos vasos sanguíneos.
A vitamina C é necessária para combater infecções, atuar na absorção do ferro, reduzir o nível de triglicerídeos e de colesterol, além de fortalecer o sistema imunológico.
Para o corpo humano estar em perfeito funcionamento, deve haver um balanço entre as substâncias oxidantes e antioxidantes. Quando substâncias oxidantes aumentam de quantidade ou os antioxidantes diminuem, temos o chamado stress oxidativo, em excesso, pode ser bastante tóxico para o organismo.
Movimentando-se pelas células, os radicais livres - que são substâncias bastante instáveis - tentam desesperadamente se ligar à outra molécula. Os alvos preferenciais são DNA e proteínas, que acabam sofrendo lesões após essa união e se tornam disfuncionais. O resultado são doenças dos mais diversos tipos. A vitamina C deve ser ingerida diariamente, porque não é armazenada no corpo e é destruída pelo calor e pela exposição ao ar. A dose diária recomendada é 75mg. Ou seja, uma laranja e alguns morangos já são suficiente.
Benefícios da vitamina C:
- Fortalece os capilares sanguíneos.
- É extremamente importante em tratamentos antialérgicos.
- Ajuda a fortalecer o sistema imunológico.
- É excelente na prevenção de gripes e infecções.
- Atua no organismo como um poderoso antioxidante.
- Dá resistência aos ossos e dentes.
- Facilita a absorção de ferro pelo organismo.
- Atua no metabolismo de alguns aminoácidos.
Deficiências da vitamina C:
- Escorbuto.
- Sangramento nas gengivas.
- Anemia.
- Depressão.
- Hemorragia.
- Doenças cardiovasculares.
- Envelhecimento precoce.
O excesso de vitamina C pode causar formação de cálculos nos rins.
A melhor maneira de se obter a quantidade necessária desta vitamina é através da alimentação. A vitamina C é encontrada em alimentos como frutas cítricas, tomates, morangos, pimentões e brócolis.
Fonte
Belezaesaúde