Existem alimentos que ajudam a diminuir a vontade de comer doces e diminuem a ansiedade. Eles possuem propriedades que agem nos níveis de açúcar do sangue e são ricos em substâncias como o triptofano, que agem na produção de hormônios como a serotonina, responsável pela sensação de prazer que os doces causam, por isso devemos incluí-los em nossas refeições.
Veja uma lista de alimentos que ajudam a controlar o desejo por doces:
- Vegetais: acelga, agrião, aipo, almeirão, berinjela, catalônia, chicória, couve, endívia, escarola, espinafre, jiló, nabo, quiabo, rabanete e rúcula
- Chás: alecrim, boldo, camomila, carqueja, erva-doce, garcínia (*), melissa, chá preto, chá verde
- Sucos: acerola, limonada suíça (inclui a casca do limão)
(*) Esta planta carrega doses de uma substância chamada de ácido hidroxicitrato (AHC), considerado um redutor natural de apetite (semelhante ao ácido encontrado no limão e na laranja). Ele controla a vontade de comer doces ao promover uma maior síntese de glicogênio, ou seja, quando as reservas de glicogênio estão altas, os receptores do açúcar no fígado são estimulados e enviam um sinal de saciedade ao cérebro. Por outro lado, o AHC também tem a capacidade de estimular a liberação da serotonina, que desperta dá a mesma sensação de prazer que o doce nos proporciona. A garcínia pode ser consumida em forma de chá ou cápsulas.
Dicas:
1- Faça substituições inteligentes: as frutas são sempre as melhores opções para substituir os doces. Inicialmente, porém, você pode lançar mão de gelatinas, pudins ou flans light para matar a vontade das sobremesas. Eles apresentam uma quantidade calórica menor e, junto às frutas, vão diminuindo o desejo gradativamente.
2- Não faça nenhum tipo de barganha alimentar: esqueça a idéia de pular refeições ou diminuir as porções para, mais tarde, se dar o direito de saborear uma farta sobremesa. As atitudes só fazem com que sua fome se acumule, favorecendo o descontrole alimentar.
3- Diminua a ingestão de doces aos poucos: caso você tenha o hábito de deliciá-los todos os dias, passe a consumi-los cinco vezes por semana. De cinco vezes por semana, passe para três e assim por diante, até atingir a meta de comer doce apenas uma vez a cada sete dias.
4- Faça um diário alimentar: registrando os alimentos e a quantidade que ingere ao longo do dia, você pode identificar a freqüência e o volume de doces que está consumindo. Assim, dá para analisar em quais períodos você fica mais vulnerável aos doces e desvendar as possíveis causas. Se você restringe muito a alimentação na parte da manhã, por exemplo, provavelmente o consumo de doces será maior à tarde.
5- Evite a estocagem de tentações: se a vontade estiver irresistível, compre uma porção do seu doce preferido e coma. Manter um estoque na despensa aumenta a tentação e, de pouquinho em pouquinho, você perde a percepção da quantidade que foi ingerida.
Resumindo:
Todos sabem que o açúcar derruba qualquer dieta, porém há alguns alimentos que ajudam a diminuir a vontade de comer doces. Quando comemos mais vegetais escuros, frutas cítricas e chocolate amargo (esse pode porque contém pouco açúcar) você acostuma o seu organismo com alimentos quem têm menos açúcar e depois de algum tempo acaba até enjoando de comer tanto doce. Sem contar que emagrece!
Nenhum comentário:
Postar um comentário