Alergia alimentar é uma resposta anormal do organismo a diferentes tipos de proteínas de alimentos. Dependendo dos mecanimos envolvidos, os sintomas podem ser imediatos ou mais tardios.
1- Quais são os sintomas de uma alergia alimentar?
Eles podem acometer diversos órgãos: pele (urticária, inchaço dos olhos, bocas e eczema), trato gastrointestinal (diarréia com ou sem sangue, vômitos), respiratório (chiado no peito) ou sistêmico (reações anafiláticas, falta de ganho de peso e/ou de altura).
2- Quais os sintomas?
Podem aparecer de forma imediata (de segundos até 2h após a ingestão do alimento), o que torna a reação potencialmente mais grave, ou mais tardio (horas ou até dias após a ingestão).
3-Causas?
O paciente com alergia alimentar reconhece as proteínas alimentares como "inimigos" do organismo, e por isso seu sistema imunológico produz substâncias nocivas como forma de combater estas proteínas.
4- Tratamento?
Embora existam algumas linhas de pesquisa para o tratamento específico das alergias alimentares, como as vacinas, a única opção, até o momento, é a restrição absoluta de suas proteínas da dieta.
Alergia Alimentar X Intolerância Alimentar:
Enquanto as alergias alimentares são reações imunilógicas contra as proteínas dos alimentos, as intolerâncias são consequências à falta de enzimas específicasque digerem certos carboidratos (açúcares dos alimentos) ou distúrbios anatômicos que impeçam a correta digestão.
Ex: Intolerância à lactose: a falta de uma enzima chamda lactase impede a quebra da molécula de lactose e isso se faz com que haja distensão abdominal, gases e diarréia.
Fonte:
idmed.uol.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário