Entre os alimentos pesquisados, o macarrão instantâneo apresentou a maior quantidade de sódio. Algumas marcas tem mais que o dobro da quantidade máxima do mineral recomendada para o consumo diário.
De acordo com o levantamento, a quantidade de sódio encontrado na batata palha pode variar em até 14 vezes de marca para marca. Já nos salgadinhos de milho, essa diferença chega a 12,5. Para a presidente da Anvisa, Maria Cecília Brito, essa ocilação mostra que a indústria brasileira tem possibilidade de produzir alimentos com menores teores de sódio.
Açúcar
Para medir a variação no teor de açúcar, a Agência analisou os refrigerantes de cola e guaraná, os sucos e os néctares.
- Refrigerantes: Foi encontrada uma diferença de 1 ponto .
- Sucos: A pesquisa indicou menor quantidade de açúcar nas amostras de suco de manga (9,8g/100ml) e maior quantidade no suco de uva (14,5g/100ml).
- Néctares: Os menores índices foram encontrados nos sabores de laranja, maçã e pêssego com uma média em torno de 11g/100ml. Já o de uva 14g/100ml.
Gorduras
Na análise das batatas fritas, 17 das 28 marcas analisadas estavam com teores de gordura saturada acima da média. Nas batatas palhas, 55% das marcas analisadas estavam com teores de gorduras saturadas com valores superiores à média desse nutriente para o respectivo produto. Já nos salgadinhos de milho, o maior valor encontrado de gordura saturada (2,6g/25g) foi dez vezes maior que o valor mínimo (0,25g/25g).
Fonte: CFN
Nenhum comentário:
Postar um comentário