segunda-feira, 2 de abril de 2012

Como tirar o melhor dos alimentos

Cozinha inteligente


Conheça as associações entre os alimentos e formas de preparo que potencializam o aproveitamento dos nutrientes:


1- Frutas cítricas e carnes: A vitamina C, presente em frutas cítricas como limão e laranja, facilita a absorção do ferro presente na carne.
2- Feijoada com laranja: A acidez da laranja diminui o pH do estômago e interage bem com o ferro do feijão e das carnes, melhorando o aproveitamento do mineral.
3- Arroz com feijão: Eles se completam em aminoácidos essenciais como a metionina do arroz e a lisina do feijão. Juntos, controlam melhor o aumento da taxa de açúcar no sangue logo depois que comemos, poupando o pâncreas de produzir muita insulina.
4- Goiabada com queijo: Associação boa, mas rica em calorias. A gordura do queijo reduz a facilidade que a doce goiabada possui de levar o organismo a fabricar mais insulina. Não abuse!
5- Batata resfriada: No cozimento, as células de amido da batata se rompem, o que facilita a digestão. Se forem à geladeira, seu amido adquirirá forma mais sólida que o intestino não absorve completamente, o que dá saciedade. Pode reaquecer depois.
6- Macarrão ao dente: Também dificulta a absorção do amido, o que garante mais saciedade. Tire o macarrão de dois a três minutos antes do que manda a embalagem para deixar ao dente e jogue água fria por cima. Depois aqueça e tempere.
7- Tomates e cenouras cozidas: Oferecem maiores quantidades de caroteno, substância que o corpo usa para fabricar vitamina A.
8- Minuto do chá: É preciso deixar as ervas de um a quatro minutos na água quente para que elas liberem as substâncias com poderes medicinais, como os polifenóis.
9- Gordura na salada: A presença de um pouco de gordura na salada facilita a captação das vitaminas A, D, E e K contidas nos vegetais. Melhor ainda se a gordura for saudável, como azeite, e a contida em castanhas, abacate e sementes como linhaça, girassol e gergelim.
10- Leite mais nutritivo: Pesquisa afirma que o leite produzido por vacas alimentadas com capim é mais rico em ômega-3 do que o produzido por vacas mantidas com ração.


Leia a matéria completa na revista Istoé - 28/março/2012, pg: 96-98