segunda-feira, 22 de agosto de 2011

A importância da dieta após a menopausa

Sempre que uma mulher deseja perder peso após a menopausa ela deve prestar mais atenção à sua dieta. Isso se deve ao fato de que nessa fase da vida o emagrecimento ocorre às custas de uma maior proporção de massa muscular. Além disso, essa vulnerabilidade tende a se agravar com o avanço da idade.

Não há perda de peso sem redução de massa magra. Esse fato é bem conhecido de todos nós. Basta observarmos os exames de avaliação da composição corporal através da Bioimpedância para constatarmos que a perda de gordura sempre se acompanha da perda de componentes nobres no nosso corpo, como água, minerais e músculo. Essa perda de massa magra pode sofrer a influência da composição da dieta, bem como de sua quantidade de calorias. Assim, dietas muito restritivas ou sem carboidratos promovem perda rápida de peso às custas principalmente de água e massa muscular.

Quando essas dietas desbalanceadas ou muito restritivas são incorporadas por mulheres após a menopausa, o resultado é ainda mais desfavorável. Nessa fase da vida, elas já contam com os efeitos da redução do hormônio feminino, promovendo perdas progressivas de massa magra. Juntos, esses dois fatores podem causar perda de peso associada a alterações na força muscular e no equilíbrio.

Diferente das pessoas mais jovens, que podem perfeitamente perder peso sem atividade física e alcançarem uma proporção corporal ideal, após os 50 anos isso é praticamente impossível de ocorrer. Aqui, a perda de massa magra sempre será maior que o desejado na ausência de exercícios físicos e a composição da dieta adquire papel fundamental.

Dietas balanceadas são fundamentais à saúde e também aos propósitos de perda de peso. Elas possibilitam a adequação de todos os nutrientes necessários em regimes pouco calóricos e viabilizam nossos projetos de saúde e beleza em qualquer fase da vida.

Fonte

uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário