quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Conheça os alimentos que ajudam a combater o envelhecimento.

Alguns alimentos são ricos em nutrientes capazes de combater rugas e deixar a pele mais bonita e mais jovem. O maior trunfo desses alimentos é prevenir o envelhecimento precoce, regenerando os tecidos. Acompanhe uma lista com alimentos bastante acessíveis que podem fazer a diferença para viver mais e melhor:



Maçã: estudos científicos têm demonstrado que o consumo regular de maçãs ajuda a retardar o envelhecimento pele, protegendo-a dos raios solares. A fruta é rica em fibras e vitamina C, reduz risco de câncer e torna o sistema imunológico mais jovem, pois possui flavonóides e polifenois.  

A maçã é excelente para prevenir e manter a taxa de colesterol em níveis aceitáveis. Esse efeito é devido ao alto teor de pectina, encontrada na casca. Também tem um efeito acentuado para emagrecimento, pois a pectina dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol. O alto teor de potássio contido na polpa da maçã faz eliminar o sódio excedente, eliminando o excesso de água retida no corpo.     

Aveia: de todos os cereais, a aveia é uma das mais ricas em fibras. Ela ajuda a diminuir o colesterol ruim, o LDL. A quantidade recomendada: 40 gramas por dia de farelo ou 60 gramas da farinha.                      

A aveia previne o envelhecimento dos tecidos, por seus efeitos como anti-inflamatório. Para os dentes, combate as cáries. Melhora a concentração e o esgotamento mental. É útil em enxaquecas, insônia, hiperatividade e ansiedade.      

Soja: é um dos alimentos que têm maior teor protéico. Ela ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, segundo a FDA. Seu consumo regular pode diminuir os níveis de colesterol ruim em mais de 10%. Há indicações de que também ajuda a amenizar os incômodos da menopausa e a prevenir o câncer de mama e de cólon.

Quantidade recomendada: 150 gramas de grão de soja por dia, o equivalente a uma xícara de chá (para reduzir o colesterol). 

As substancias presentes na soja atuam devido ao fato de que a leguminosa é rica em isoflavonas. É um fitoestrôgenio, pois imita o estrógeno (hormônio sexual feminino). Quando elas entram no organismo da mulher na menopausa, são capturadas pela mesma proteína que carrega o hormônio estrógeno. Essa proteína leva as isoflavonas até o receptor do estrógeno, onde elas irão atuar como o hormônio, fazendo o papel  dele no corpo da mulher. Consumida três vezes por semana a partir dos 25 anos, ajuda as mulheres a manterem os níveis de hormônio regulares depois da menopausa.                     

Azeite de oliva: evitar todos os óleos vegetais parcialmente hidrogenados reduzirá sua  idade verdadeira em 2,7 anos.     
                                     
Azeites com baixa acidez (de até 0,8%) são chamados de extravirgem e são os de maior qualidade. Para ter essa característica, não podem passar por processos térmicos ou químicos. Sua extração é feita a frio, a temperaturas inferiores a 27ºC, de maneira a conservar melhor aroma e sabor.       

Ajuda a prevenir a arteriosclerose e seus riscos; melhora o funcionamento do estômago e do pâncreas; digere-se com maior facilidade do que qualquer outra gordura comestível, não tem colesterol e proporciona a mesma caloria dos outros óleos; acelera as funções metabólicas.  

Azeite extra virgem tem muitos antioxidantes anticancerígenos: ômega 3  e esqualeno (que é um composto que previne câncer de cólon).

Auxilia na redução do LDL. Sua ingestão no lugar de margarina ou  manteiga pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração e aumenta o HDL.           
Quantidade recomendada: 15 mililitros por dia ou uma colher (de sopa rasa). Cada grama de azeite tem 9 calorias. Uma colher de sopa tem 125  calorias.  
                                                            
Tomate: devemos comer o ano inteiro. Diminui 40% de câncer de esôfago, se você comer apenas um tomate por semana. Um tomate cru de tamanho médio contém somente 25 calorias.            

Tem licopeno, retarda envelhecimento das células da próstata. O cozimento do tomate facilita a absorção do licopeno pelo corpo, portanto o molho de tomate cozido é melhor do que o tomate cru. Coloque azeite de oliva no tomate, para absorver melhor o licopeno. Se for beber suco de tomate coma alguma nozes antes (gordura), pois facilita a absorção do licopeno.        
                                          
10 colheres de molho de tomate ingeridas semanalmente podem reduzir em 50% o risco de ocorrência de 11 tipos de câncer. Além de ser uma boa  fonte de vitamina C, o tomate é ideal para quem quer perder peso, pois  contém poucas calorias. 0 tomate funciona como antitóxico e laxante e  ajuda o organismo a combater infecções. Além disso, é um excelente depurador do sangue. Também é rico em sais minerais, tais como: potássio, sódio, fósforo, cálcio, magnésio e ferro.               
     
Quantidade recomendada: uma colher e meia (sopa) de molho de tomate por dia.      
                                                                            
Castanha-do-pará: auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Também ganhou o selo de redutora de doenças cardiovasculares da FDA. Ao ingerir cinco ou seis nozes antes da refeição, você se sente saciado mais rápido e por mais  tempo. As mulheres ficarão 3,4 anos mais jovens e os homens, 4,4 anos.  

Ela é fonte de vitamina E selênio, que colaboram para frear a produção de radicais livres, desacelerar o envelhecimento e reduzir o risco de doenças do coração. O mineral, ingerido em doses recomendadas (entre 55 e 70 gramas por dia), previne câncer, atua no equilíbrio do hormônio da glândula tireóide, fortalece a imunidade, reduz a toxidade de metais  pesados e age no combate aos radicais livres. 

Apenas uma noz é suficiente para suprir as necessidades diárias de selênio no organismo humano.

A castanha-do-pará já ficou famosa por seu alto teor de selênio, mineral que atua no equilíbrio da tireoide (evitando oscilações de peso), previne tumores, fortalece o sistema imunológico e protege contra a ação dos radicais livres. 

Iogurte: tanto o semi ou desnatado tem mais cálcio por porção do que qualquer outro laticínio. É também uma importante fonte de proteínas, zinco e vitaminas A e do complexo B.             

O valor desse alimento está nos 6 milhões de bactérias probióticas  (benéficas à saúde) por mililitro.Além de equilibrar a microflora intestinal, elas auxiliam no trabalho de absorção dos nutrientes, prevenindo infecções causadas por fungos, melhora a imunidade, aumentam a absorção de cálcio pelo organismo, controla o colesterol e reduz o  risco de câncer. A sua ingestão é uma fonte de ajuda no crescimento das crianças.  Mais ainda: o iogurte atenua as olheiras.                 
     
Um copo de iogurte por dia já traz todos esses benefícios desde que não tenha corantes, conservantes, espessantes nem adição de açúcar - tudo isso pode atrapalhar a sobrevivência das bactérias no organismo-.       

A quantidade de cálcio diária ideal para ser ingerida é de 1000 a 1200   mg ao dia após a menopausa. Um (1) copo de iogurte tem aproximadamente 300 mg de cálcio. Calorias: 90.                                              
                                                                            
Uva: além de possuir muitas fibras, tem resveratrol, flavonoide da casca da uva, que deixa sistema imunológico e as artérias mais jovens, reduzindo câncer, derrame, perda da memória e doenças cardíacas. O resveratrol também sendo relacionado com a inibição da carcinogênese.

Com propriedades laxativas e diuréticas, as uvas estimulam as funções  do fígado, deixando você bem-disposta e com a pele mais bonita. Tem mais: além de serem boa fonte de vitamina C, ferro e potássio, elas contêm pectina (fibra) e bioflavonoides, que evitam o envelhecimento precoce.                                  

A uva vermelha ou preta, presente no suco, ajuda a aumentar o colesterol bom e evita o acúmulo de gordura nas artérias, prevenindo doenças do coração.    
                                                
Tanto a casca quanto a semente da uva, utilizadas na fabricação do vinho, possuem substâncias antioxidantes, conhecidas como polifenois, poderosos aliados no combate aos radicais livres. 

Procure uma nutricionista para melhor orientá-lo!!!

Fonte
Saúdeplena

Nenhum comentário:

Postar um comentário