quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Ceia de Natal

NATAL
O Natal é um feriado comemorado anualmente em 25 de dezembro, que comemora o nascimento de Jesus de Nazaré. A data de comemoração do Natal não é conhecida como o aniversário real de Jesus e pode ter sido inicialmente escolhida para corresponder com qualquer festival histórico Romano ou com o Solstício de inverno. O Natal é o centro dos feriados de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no Cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal que dura 12 dias.
Do ponto de vista cronológico, o Natal é uma data de grande importância para o Ocidente, pois marca o ano 1 da nossa História.

CEIA DE NATAL
Para algumas pessoas a ceia natalina está ligada à última ceia de cristo ao lado de seus discípulos. Porém, segundo consta na literatura a Ceia de Natal originou-se do antigo costume europeu de deixar as portas das casas abertas no dia de Natal para receber viajantes e peregrinos, e estes juntamente com a família hospedeira confraternizassem aquela data tão significativa para os cristãos. Para essa tradição era preparada bastante comida, composta por diversos pratos. Essa tradição foi se espalhando pelo mundo e, em cada lugar sendo acrescentada uma particularidade local.

PRINCIPAIS PRATOS PRESENTES NA CEIA DE NATAL

Chester: O chester é uma carne magra e saborosa, sendo uma boa fonte de proteína para compor o prato principal da ceia de natal.

Peru: Ótima opção de carne magra para o natal. Fonte protéica com baixo teor de gordura

Pernil: É uma carne muito saborosa, mas possui uma quantidade de gordura um pouco maior do que as citadas acima.

Nozes: As nozes são ricas em magnésio, fósforo, zinco, niacina e outras vitaminas do complexo B e vitamina E. É considerada um antioxidante importante que pode proteger contra doenças coronarianas. Cuidado apenas com a quantidade consumida, pois são extremamente calóricas.

Avelãs: São ricas principalmente em cálcio (1 porção de 30g = 1 xícara de leite). Possuem alto teor de ácidos graxos mono-insaturados que previnem algumas doenças coronarianas.

Cereja: A cereja "in natura" apresenta baixas calorias, sendo portando uma boa opção para aperitivo. É uma boa fonte de vitamina C, vitamina A, potássio e fibra solúvel, sando benéfica na redução do colesterol.

Ameixa vermelha: Fruta de baixo valor calórico e boa fonte de fibras.

Uva: As uvas, principalmente as vermelhas, são muito ricas em substâncias anti-oxidantes que previnem o surgimento de diversas doenças.

Damasco: Os damascos secos destacam-se como antioxidantes devido a sua alta concentração de beta-caroteno. Além disso, são mais nutritivos do que os frescos ou enlatados e isentos de gordura.

Lentilha: Boa fonte de vitaminas do complexo B, ferro, potássio, zinco e outros minerais essenciais ao organismo. Além disso, é rica em fibras, importante para o funcionamento do intestino e selênio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário