Mas o que os diferenciam?
Alimentos Diet
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o termo diet pode ser usado em dois tipos de alimentos:
1. Nos alimentos para dietas com restrição de nutrientes;
2. Nos alimentos para dietas com ingestão controlada de alimentos.
Mas o que quer dizer ingestão controlada e restrição de nutrientes?
Os alimentos para dietas controladas não podem ter a adição de nutrientes. Assim, não pode haver inclusão desse nutriente em alimentos para ingestão controlada, sendo permitida a existência do açúcar natural do alimento (geléia diet que tem o açúcar natural frutose).
Os alimentos restritos em carboidratos ou gorduras podem conter, no máximo, a adição de 0,5 gramas do nutriente por 100 gramas ou 100 ml do produto. Já os alimentos restritos em proteínas, devem ser isentos desse nutriente.
Como a quantidade permitida nos alimentos com restrição de carboidratos e gorduras é muito pequena, é comum a definição de alimento diet sendo o produto isento de um nutriente específico.
OBS: Nem todos os alimentos diet apresentam diminuição significativa na quantidade de calorias e, portanto, devem ser evitados pelas pessoas que querem emagrecer. Ex: Chocolate diet: Apresenta teor calórico próximo ao chocolate normal. O chocolate diet é indicado para as pessoas diabéticas por ser isento em açúcar, mas não para as que desejam emagrecer pois, há uma maior adição de gordura, o que faz com que o seu valor calórico se aproxime do chocolate normal.
Alimentos Light
A definição de alimento light deve ser empregada nos produtos que apresentam redução mínima de 25% em determinado nutriente ou calorias comparado com o alimento convencional.
Para que ocorra a redução de calorias, é necessário que haja a diminuição no teor de algum nutriente energético (carboidrato, proteína, gordura). A redução de um nutriente não energético como o sódio por exemplo (sal light) não iterfere na quantidade de calorias do alimentos.
A primeira diferença entre alimento diet e light está na quantidade permitida de nutrientes (Diet = isento; Light = redução de 25%). A segunda diferença é consequência da primeira: o alimento light não é, necessariamente, indicado para pessoas que apresentam algum tipo de doença (diabetes, celíacos, colesterol elevado).
Importante: A quantidade do alimento consumido não deve ser aumenta por se tratar de um alimento que apresenta baixas calorias. Por isso, leia sempre o rótulo do alimento antes de comprá-lo.
Cyber diet
Nenhum comentário:
Postar um comentário