Parte das pessoas que tentaram emagrecer e lutaram contra a balança já culpou o metabolismo por achar ele "lento" pela dificuldade de perder peso. Algumas pessoas queimam calorias em ritmo mais rápido que outras. Veja porque isso acontece.
O que é metabolismo?
Metabolismo é uma série de transformações que os nutrientes e substâncias químicas sofrem no nosso corpo. A síntese de substâncias chama-se anabolismo. Produz energia para mantê-lo funcionando. Da energia gasta em um dia, de 60% a 70% são usadas nas funções vitais: respirar, batimento cardíaco, temperatura corporal, etc - metabolismo basal. De 10% a 12% do consumo são utilizados no gasto termogênico dos alimentos - cota que o corpo necessita para processar os alimentos ingeridos.
O metabolismo é influenciado por diversos fatores: genética, idade, peso, sexo, altura, temperatua ambiente, dieta e atividade física.
Sabe-se que cada pessoa possui um gasto diferente e precisa de energia de forma diferente para se alcançar o objetivo necessário, seja ele emagrecimento, ganho de peso ou simplesmente para manutenção do peso atual. Assim, cada indivíduo possui o metabolismo de uma forma, mais lento ou mais acelerado.
Com o emagrecimento, há uma diminuição na ingestão energética e, com isso, após um tempo o organismo se acostuma a essa restrição, requerendo menos energia para suas funções vitais e o metabolismo diminui, se adaptando a tal restrição. Esse é o chamado Efeito Platô. Nestas situações, deve-se diminuir ainda mais as calorias consumidas e aumentar a atividade física para que o metabolismo faça com que haja um gasto calórico a mais e, assim, o corpo continua com a eliminação de peso.
Não podemos mudar a genética, mas podemos "melhorar" o nosso metabolismo.
1. Musculatura
Quanto mais músculos maior e mais veloz é o gasto calórico, independente do nível de atividade física, idade, etc. Os músculos são tecidos vivos trabalhando, queimando calorias 24h por dia.
2. Alimentação
O excesso de açúcar deve ser evitado. O açúcar digere mais rápido que outros alimentos enganando o cérebro; sinaliza mais fome em pouco tempo. Alimentos gordurosos devem ser controlados e não reduzí-los demais, porque a deficiência deles diminui a produção de alguns hormônios, diminuindo o metabolismo.
3. Tempo entre as refeições
Quanto maior o tempo entre uma refeição e outra, mais lento é o metabolismo. Ele diminui para poupar energia. Pular refeições, ficando muito tempo sem comer faz o corpo consumir seu prórpio tecido muscular.
4. Atividade física
Atividades físicas, exercícios aeróbicos e ginásticas localizadas ou musculação aceleram o metabolismo. O exercício regular transforma glicose e gordura em energia. A atividade física deve ser regular para uma ação metabólica contínua e alimentação adequada ao gasto calórico.
5. Água
O corpo precisa de água para funcionar: transportar hormônios, vitaminas e minerais, facilitar o trânsito intestinal e eliminar toxinas. Beba de 8 a 10 copos por dia.
6. Sexo
O metabolismo masculino é mais acelerado do que o feminino. Homens tem mais massa muscular e menos gordura do que as mulheres. É importante que mulheres não deixem de praticar atividades físicas para ajudar a desenvolver a massa muscular.
7. Idade
A partir dos 30 anos o metabolismo começa a ficar mais lento; pesquisas indicam que isso ocorre porque as pessoas tornam-se mais sedentárias, isso acarreta perda gradual de massa muscular. É importante ter um cotrole alimentar e praticar atividade física regularmente.
8. Temperatura
Em dias mais frios, o corpo consome mais energia para se manter aquecido.
Consulte uma nutricionista, melhore seus hábitos alimentares e procure um educador físico para aprender exercícios fucionais agradáveis para o seu dia-a-dia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário