quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Verão com saúde


Alimentação

O primeiro cuidado a ser tomado é o de se alimentar em pequenas quantidades várias vezes ao dia. O café da manhã é uma das principais refeições do dia e não deve ser ignorada. O almoço e o jantar deve constar de refeições leves, que sejam de fácil digestão, evitando alimentos gordurosos e massas com molhos pesados. Durante a manhã e também durante a tarde recomenda-se a ingestão de frutas, água e sucos naturais. Dessa forma mantemos um aporte contínuo de nutrientes ao organismo.

Uma outra questão importante é o cuidado com a preparação e conservação dos alimentos - conservação: é importante que sejam mantidos refrigerados e bem acondicionados em recipientes próprios já que as altas temperaturas podem acelerar a degradação dos alimentos, além de fornecer a proliferação de bactérias e fungos; preparo: devemos estar atentos à lavagem adequada de frutas, legumes e verduras, que deve ser feita de maneira rigorosa e com água tratada ou então fervida.

OBS: Devemos dar mais importância ao consumirmos alimentos em bares e quiosques à beira da praia, locais onde muitas vezes esses cuidados são deixados de lado.

A ingestão de líquidos é de extrema importância para evitarmos a desidratação. Recomendamos que seja feita na forma de água e sucos naturais, que são leves e não dão aquela sensação de "barriga pesada", como acontece com refrigerantes e outras bebidas gaseificadas. Além disso, sucos naturais garantem um aporte adequado de vitaminas e sais minerais, o que não é garantido com o consumo de refrigerantes e bebidas alcoólicas que favorecem a desidratação e a eliminação de sais minerais pela urina.

Os perigos

A proximidade do verão leva muitas pessoas a aderirem a dietas milagrosas, que prometem resultados quase imediatos. Na verdade, esses regimes não fornecem quantidades adequadas de calorias, vitaminas e sais minerais, o que faz com que as pessoas já cheguem ao verão alimentando-se de maneira errada. A reeducação alimentar permite que a pessoa alimente-se bem durante todo o ano, não precisando fazer mudanças tão radicais quando chega o verão.

A falta de cuidados com a higiene na limpeza de alimentos para consumo ou em sua conservação pode levar à ingestão de alimentos contaminados.

A ingestão de quantidades insuficiêntes de líquidos, aliada à perda de aumentada devido à transpiração excessiva, predispõe à instalação de desidratação, que pode ser muito grave.


Uma vida divertida é muito mais saudável, então não deixe que nada estraga o seu verão!!!


Fonte: Bibliomed

Nenhum comentário:

Postar um comentário