quinta-feira, 28 de abril de 2011

Alimentação e atividade física podem diminuir dores por cólicas menstruais

A maioria das mulheres conhece bem o terror chamado dismenorreia, mais popularmente conhecido por cólica menstrual.
A cólica se dá principalmente no período pré-menstrual, quando o hormônio progesterona passa a ser produzido em grandes quantidades pelo organismo. Nessa fase, a mulher retém mais líquido. Essa retenção provoca inchaço nas pernas em pelo menos metade do sexo feminino. A dor da cólica acontece porque o útero fica apertado e pela pequena expansão do colo para que o sangue menstrual seja expulso.
Uma alternativa apontada por especialistas para preveni-la é a associação da pratica de atividade física com uma alimentação equilibrada. Nesta fase, é importante tomar bastante líquido e diminuir a caféina e o uso do sal na dieta para evitar a retenção de líquido.

Veja abaixo algumas orientações capazes de amenizar suas dores:

1- Alimentação: dar preferência aos alimentos com baixa gordura, evitar laticíneos e ingerir muitos grãos, verduras, legumes e peixes.
2- Hidratação: ingerir muito líquido, de preferência água, para ajudar na eliminação de toxinas. Quanto mais água se ingere, menos líquido é retido no organismo.
3- Atividade física: no início do treino, à cólica pode gerar indisposição, mas quem insiste percebe que a dor vai melhorando gradativamente depois de alguns minutos. Uma explicação razoável para isso é que a cólica ocorre por falta de circulação na região do útero. O exercício bombeia o sangue para a musculatura que está sendo solicitada, fazendo com que o sangue circule na região do abdome, diminuindo a dor.

Uma alternativa interessante é a Drenagem Linfática: elimina toxinas, além de ajudar na libeação dos líquidos retidos pelo organismo.

Manter bons hábitos para melhorar a qualidade de vida, e persistir mesmo quando as condições não estão favoráveis, como no caso da cólica, torna a vida bem mais saudável!!!


Fonte

Saúde Plena

Nenhum comentário:

Postar um comentário