sábado, 30 de abril de 2011

O perigo das bebidas doces para a saúde

Nos últimos anos, uma nova onda de pesquisas científicas está descobrindo em detalhes como o açúcar é processado no organismo. E sugerem que ele seja o responsável por alterar nosso corpo de tal forma que ele fica programado para engordar. As consequências, além da silhueta rechonchuda, são doenças como diabetes e até câncer.
Pesquisador da Universidade da Califórnia, Robert Lustig, deu uma palestra onde dizia que "o açúcar é um veneno. Deveria ser considerado tão ruim e viciante quanto o cigarro e o álcool".
No Brasil, estima-se que uma pessoa consuma 63 quilos de açúcar.
Na nossa alimentação, uma das principais fontes de açúcar - aquele que não vem naturalmente no alimento, mas é adicionado na industrialização - são as bebidas. Doses extras são adicionadas aos refrigerantes, sucos de frutas, bebidas energéticas e isotônicas. "Metade do açúcar que consumimos está nas bebidas", diz Luc Pappy, professor da Universidade de Lausanne, na Suiça. Tappy estuda como a ingestão de açúcar afeta à sensibilidade do corpo à insulina, o hormônio liberado pelo pâncreas e que faz com que o açúcar entre nas células.
O açúcar ingerido por meio de bebidas seria ainda mais perigoso do que aquele que vem nos doces e outros alimentos sólidos. "O açúcar é perigoso se consumido em excesso e, principalmente, na forma de bebida", diz Walter Willett, pesquisador da Escola de Saúde Pública na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Willett ajudou a construir o site "Nutrition Source", que traz boas informações para quem quer cuidar da saúde.

Dicas e receitas de sucos com pouco açúcar:

1- O recomendável é adicionar apenas uma colher de chá de açúcar em café e chás, caso você não consiga ingerí-los sem. Nem pense naquelas coberturas cremosas colocadas nos cafés. Para começar a se acostumar com o sabor menos adocicado, existem chás que são naturalmente doces e dispensam o acréscimo de açúcar.
2- Água com gás e suco: Basta acrescentar algumas gotas de suco em água com gás. O suco ajuda a dar um gostinho diferente à água e mata a vontade de uma doce. Só não vale exagerar na quantidade de suco a ser misturado, senão, vai ter muito açúcar.
3- Refresco gelado de frutas: Em um liquidificador, misture 1/2 xícara de gelo, 3/4 de xícara de melão ou outra fruta de sua preferência. Bata tudo. Acrescente folhas picadas de hortelã e fatias de limão ou laranja. Cada copo de refresco tem 18 calorias.


O melhor mesmo é beber água, mas os refrescos ajudam a variar!!!


Fonte

Revista Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário