quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Emagrecedores naturais

Veja abaixo quais as vantagens e desvantagens de cada grupo de emagrecedores naturais

- Aceleradores do metabolismo
Chá vermelho
* O que é: também conhecido como o "devorador de gordura", é uma variação do chá verde que adquire determinadas características após ser fermentado. Indicado o consumo de 4 xícaras ao longo do dia, mas deve ser evitado à noite por ser rico em cafeína, podendo assim dificultar o sono. Como qualquer medicamento sintético ou fitoterápico é aconselhável procurar orientação médica. OBS: Não confunda o chá vermelho, também conhecido como Pu-erh, com o chá vermelho da África do Sul, extraído de uma planta de família das leguminosas e que não oferece esse mesmo efeito.
* Vantagens: além de ajudar no processo de emagrecimento, já que acelera o metabolismo do fígado, favorecendo uma aceleração do colesterol, o chá vermelho é desintoxicante e facilita a digestão.
* Desvantagem: justamente por promover uma aceleração do metabolismo, corre-se o risco de provocar taquicardia. Por isso gestantes, pessoas com gastrite e com arritmia cardíaca não devem consumi-lo.

- Inibidores de apetite
Caralluma
* O que é: substância extraída de um cacto indiano usada como supressor do apetite. Alguns estudos científicos afirmam que a caralluma não só acalma a fome, estimula o organismo a enviar mensagens de saciedade ao cérebro como também diminui a vontade por doce. Além disso, evita a formação de novos estoques de gordura e ainda aumenta a sensação de bem estar. É um fitoterápico, e a princípio não possui efeitos colaterais, porém é indicado após se alcançar o peso ideal reduzir a dosagem gradativamente. Quando ingerido, força o organismo a queimar a gordura armazenada e também ajuda a controlar o mecanismo cerebral responsável pela sensação de apetite.
* Vantagem: além de emagrecer, acelera o metabolismo um pouco.
* Desvantagem: pode provocar inchaço corporal e o aumento da acidez gástrica, gerando azia.

Garcínia
* O que é: fruta do sul da Ásia. Atua como moderador do apetite, controla o metabolismo e reduz o armazenamento de gordura corporal. Contém um princípio ativo chamado ácido hidroxicítrico, que é o responsável pela redução do apetite. O pó das folhas tem efeito laxante. A dose habitual é de cerca de 1 a 2 cápsulas meia hora antes de cada refeição ou de acordo com as instruções do médico. É indicado tomar com água (ou suco ácido).
* Vantagem: possibilita a redução de peso sem alteração na dieta alimentar, atuando através de ligação com a gordura e o colesterol dos alimentos e inibindo sua absorção pelo trato intestinal. Tem a capacidade única de reter a gordura que você ingere em uma refeição, evitando que o organismo a consiga digerir, sendo posteriormente eliminada nas fezes. Como o organismo passa a absorver menos gordura dos alimentos ingeridos, obrigatoriamente terá de queimar as reservas existentes, fazendo assim com que você emagreça. Não tem contraindicação.
* Desvantagem: não deve ser ingerida por pessoas alérgicas a crustáceos e mulheres grávidas e lactantes.

- Inibidores da absorção de gorduras
Quitosana
* O que é: fibra natural solúvel, não digerível e não calórica, extraída das carapaças de alguns crustáceos, como a lagosta e o camarão. Tem capacidade de se ligar às gorduras presentes na alimentação e removê-las do corpo.
* Vantagem: possibilita a redução de peso sem alterações na dieta alimentar, atuando através de ligação com a gordura e o colesterol dos alimentos inibindo sua absorção pelo trato intestinal. Tem a capacidade única de reter a gordura que você ingere numa refeição, evitando que o organismo a consiga diferir, sendo posteriormente eliminada nas fezes.
* Desvantagem: não pode ser ingerida por pessoas alérgicas a crustáceos e mulheres grávidas e lactantes.

Alcachofra
* O que é: planta com muitas propriedades benéficas, como ação diurética e de limpeza das impurezas do organismo.
* Vantagem: ajuda a desinchar o corpo já que tem ação diurética, aumenta o volume da urina e elimina líquidos. Além disso, é desintoxicante, ajuda a eliminar as toxinas e outros resíduos acumulados no organismo. Também é  depurativa, isto é, ativa os mecanismos de limpeza do corpo, promove a digestão das gorduras, regula o fluxo da bílis, contribuindo para metabolizar as gorduras da alimentação.
* Desvantagem: não deve ser administrada durante a amamentação, nem em casos de fermentação intestinal.

Procure sempre um profissional especializado antes de consumi-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário