terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Dieta com saúde

Quando se fala em perder peso, uma das primeiras coisas que vem à cabeça é deixar de jantar ou cortar os carboidratos da refeição. Mas é preciso cuidado com esse tipo de raciocínio, pois tal nutriente pode fazer falta ao nosso organismo, impedindo seu bom funcionamento.

Os carboidratos são a nossa principal fonte de energia, fundamental para o corpo desempenhar funções básicas como respiração, circulação sanguínea e batimentos cardíacos. Uma dieta equilibrada precisa de 55% a 60% de carboidratos. Mas fique tranquila, porque nem todos favorecem o ganho de peso, como os carboidratos complexos presente nas frutas, verduras, arroz e massas integrais.

Já os carboidratos simples (batatas, cereais refinados, arroz branco, doces em geral, pães e refrigerantes) podem não só engordar como também abrir o apetite, uma vez que são rapidamente absorvidos pelo organismo. As taxas de glicose diminuem em um curto período de tempo, fazendo com que a sensação de saciedade passe rápido.

Não seja radical ao ponto de eliminar os carboidratos da dieta. Opte por consumir alimentos que contenham carboidratos até três horas antes de dormir. Se não quiser abusar na última refeição do dia, basta escolher alimentos menos pesados.

Fonte
Bem Leve

2 comentários: