segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Índice Glicêmico

O que é índice glicêmico?

- O índice glicêmico é um sistema de classificação dos carboidratos de acordo com seu efeito nos níveis de glicose do sangue. O índice glicêmico compara os carboidratos disponíveis em cada alimento, grama por grama, e dá um número relacionado à glicemia após a alimentação.
Carboidratos que são quebrados rapidamente durante a digestão têm o maior índice glicêmico, enquanto que os que são quebrados lentamente, liberando glicosegradualmente na corrente sanguínea, têm índice glicêmico baixo. Um índice glicêmico mais baixo sugere menores velocidades de digestão e absorção dos açúcares e amidos nos alimentos.

Índice Glicêmico de alimentos:

- Alimentos com baixo índice glicêmico (55 ou menos): a maioria das frutas e vegetais - exceto batatas - grãos integrais, massas.
- Alimentos com índice glicêmico médio (56 - 69): sucralose, croissant, barra de doce, arroz integral.
- Alimentos com índice glicêmico alto (70 ou mais): corn flakes, batata doce, arroz branco, pão branco.

* Alimentos com baixo índice glicêmico liberam glicose de forma mais constante. Já os com alto índice glicêmico causam maior elevação nos níveis de glicose no sangue e são adequados para recuperação de energia depois de exercícios de resistência ou para uma pessoa diabética que estác om hipoglicemia.

Atletas de provas de resistência e índice glicêmico:

- Atletas de prova de resistência, como maratonistas e triatletas, tem ficado cada vez mais conscientes do índice glicêmico dos alimentos para ser ingeridos antes, durante e após treinamentos e competições. Nas horas antes de uma competição, os atletas consomem carboidrato de baixo índice glicêmico que irá liberar energia mais lentamente. Durante a competição, pode-se tentar balancear o consumo de carboidratos com baixo e alto índice glicêmico para manter os níveis de energia constantes e evitar "picos de energia". Após a competição e treinos longos, pode-se ingerir carboidratos de alto índice glicêmico para a recuperação de energia.

Fonte
Saúde Esportiva

Nenhum comentário:

Postar um comentário