quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Açaí

História:

- O açaizeiro é uma palmeira cujo o fruto é o açaí. É uma espécie nativa da Amazônia.
No Brasil, consome-se o palmito do açaizeiro ou mesmo o fruto, que é utilizado na forma de sucos, vinhos, sorvetes, cremes ou mesmo na forma in natura.
Na Amazônia, a forma mais tradicional de consumir o açaí é gelado com farinha de mandioca ou tapioca. Um peixe assado ou camarão podem acompanhar. Mas o suco grosso, na forma de creme acompanhado de frutas como a banana, com granola ou até mesmo batido com iogurte natural, são outras maneiras de consumir este alimento.
O açaí é considerado um dos frutos mais nutritivos cultivados na Amazônia.

Informações Nutricionais:

- A polpa do açaí é fonte de a-tocoferol (Vitamina E), fibras, cálcio, magnésio e potássio. Destaca-se quanto ao teor de lipídios, fornecendo aproximadamente 65% das necessidades de um homem adulto. São ácidos graxos de boa qualidade, 60% monoinssaturados e 13% poliinsaturados. Já o fornecimento de proteínas varia entre 25-65%. No entanto, é pobre em açúcares totais.
O açaí é fonte de antocianinas, pigmentos naturais, pertencentes à família dos flavonóides e responsáveis pela coloração do açaí e por seu poder antioxidante.

O açaí é uma mania nacional de grande importância na economia de nosso país. É altamente nutritivo, porém é calórico (devido ao alto teor de lipídios), devendo ser consumido em quantidades moderadas.

Fonte
RG Nutri

Nenhum comentário:

Postar um comentário