segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Semana Nacional de Combate ao Alcoolismo

Em 1935, os Alcoólicos Anônimos (AA) definiram como alcoólatra "toda pessoa vencida peço alcoól e cuja a vida começa a ser incontrolável".

Devido à gravidade dos problemas causados pelas bebidas alcoólicas, estão sendo criadas medidas voltadas a tratar as pessoas que possuem características de riscos, ou seja, as pessoas que têm tendências a se tornarem dependentes.

Dados do Ministério da Saúde mostram que o hábito de consumir excessivamente bebidas alcoólicas vem crescendo ano a ano no Brasil. Segundo a avaliação, quase 20% dos brasileiros estão entre os que bebem demais.

É bom lembrar que beber demasiadamente líquidos com teor alcoólico é prejudicial em vários aspectos.

Não é fácil determinar o volume de consumo de álcool tolerado pelo organismo, uma vez que as más consequências do uso do álcool ocorrem também em pessoas que ingerem quantidades bem inferiores (4 doses para o homem e 3 para mulher) àquelas que indicam abuso ou dependência.

Altos níveis de álcool no sangue podem deprimir o Sistema Nervoso Central e causar perda da consciência, baixa da pressão arterial e da temperatura corporal, baixa dos níveis de açúcar no sangue, depressão respiratória, coma e morte.

Cronicamente, o álcool pode causar várias doenças e incapacitações, que abrangem doenças do tratogastrointestinal - esofagites, gastrites, doença do refluxo gastro-esofágico, hepatite e cirrose hepática - doenças cardiovasculares - geralmente, desencadeadas pela hipertensão arterial e pela elevação do colesterol induzidos pelo álcool - osteoporose e vários tipos de câncer.

Vale lembrar que o álcool deixa a pessoa com falta de apetite por ser uma fonte calórica - 1g de álcool fornece 7 calorias, chegando a suprir, em grandes ingestões, 50% das necessidades calóricas diárias, sem nenhum traço de nutrientes em sua formulação.

Principais carências nutricionais relacionadas ao alcoolismo:

- Desnutrição protéica;
- Deficiências de vitaminas A, C, D e do complexo B (Tiamina, Niacina e Ácido Fólico);
- Deficiência de minerais como magnésio e zinco.

De maneira geral, a melhor proteção contra os efeitos lesivos do álcool é uma boa nutrição. Assim, a recomendação geral é a de uma dieta caloricamente adequada e que garanta as recomendações de vitaminas e minerais necessários.

Fonte
Saúde Plena

Um comentário:

  1. Olá, blogueiro(a)!

    Através do programa Saúde Não Tem Preço, agora os brasileiros passam a ter acesso gratuito aos medicamentos para controle da diabetes e hipertensão.
    Seja nosso parceiro e utilize seu espaço para divulgar esta novidade. Se tiver interesse em colocar algum material da campanha em seu blog, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br

    Para saber mais sobre a campanha, acesse: www.saudenaotempreco.comVocê também pode nos seguir no Twitter: www.twitter.com/minsaudeObrigado,
    Ministério da Saúde

    ResponderExcluir