terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Hipotiroidismo

A tireoide é uma glândual endócrina que existe para harmonizar o funcionamento do organismo. Localizada no pescoço, é responsável pela produção de dois hormônios o T-3 e T-4, que estimulam o metabolismo e interferem no desempenho de órgãos como coração e rins, chegando a alterar o ciclo menstrual em mulheres.

Por toda essa importância, a glândula tireoide precisa estar em perfeito funcionamento. Quando isso não acontece, o próprio corpo dá o alerta.

Os tipos mais comuns de disfunção da tireoide são:

- Hipertireoidismo: liberação de hormônios em excesso, que aceleram muito o metabolismo.
- Hipotireoidismo: a glândula libera o T-3 e o T-4 em menor quantidade do que o necessário.

O hipotireoidismo é mais comum e seus sintomas são:
- Desânimo,
- Cansaço,
- Sonolência,
- Pele seca,
- Inchaço dos olhos,
- Lentidão física e mental.

Dúvidas:

1- O hiporiteoidismo tem cura?
Não existe uma cura definitiva para a doença, mas o controle pode fazer com que o paciente leve uma vida normal. O tratamento mais comum é feito com reposição hormonal.

2- O hipotireoidismo provoca aumento de peso?
Existe uma relação complexa entre as doenças da tireoide, o peso corporal e o metabolismo. Os hormônios tireoidianos também regulam o metabolismo, e a taxa metabólica basal também pode diminuir na maioria dos pacientes com hipotereoidismo, devido à baixa nos hormônios.

3- O que é essencial para controlar o hipotereoidismo?
Se o paciente estiver com a sua medicação ajustada, sua rotina não será muito afetada. A recomendação é a mesma válida para pessoas sem a doença, que é seguir hábitos de vida saudável. É fundamental manter uma alimentação equilibrada, rica em vegetais e frutas. Também é essencial praticar exercícios físicos regulares para a manutenção do peso para afastar a obesidade e seus efeitos negativos, como hipertensão, diabetes, aumento do colesterol e problemas cardiorrespiratórios.

Em caso de dúvidas procure um nutricionista ou seu médico.

Fonte
Corpo e Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário