quinta-feira, 1 de março de 2012

Desvendando os rótulos dos alimentos

A Informação Nutricional garante a saúde do consumidor



Quando você vai ao supermercado, você confere a tabela de informação nutricional dos rótulos antes de escolher qual colocar no carrinho? 
Dados de 2004, levantados junto à população que consulta o serviço Disque-Saúde do Ministério da Saúde, apontam que cerca de 90% das pessoas consultam a informação nutricional dos rótulos no momento da compra de alimentos. No entanto, muitas vezes os consumidores têm dúvidas sobre todas aquelas informações.
Os rótulos são elementos essenciais de informação na relação entre fabricantes e consumidores. Daí, a importância da tabela de informação nutricional para orientar a escolha adequada de alimentos. Confira abaixo cada um dos itens obrigatórios da tabela de informação nutricional para alimentos em vigor no Brasil.

Valor Energético

É a energia produzida pelo nosso corpo proveniente de carboidratos, proteínas e gorduras totais. Na rotulagem nutricional, o valor energético é expresso em forma de quilocalorias (kcal) e quilojoules (kJ).

Carboidratos

São os componentes dos alimentos cuja principal função é fornecer energia para as células do corpo, principalmente do cérebro. São encontrados em maior quantidade em massas, arroz, açúcar, mel, pães, farinhas, tubérculos e doces em geral.

Proteínas

São os componentes dos alimentos necessários para a construção e manutenção de nossos órgãos, tecidos e células. Encontramos proteínas nas carnes, ovos, leites e derivados e também nas leguminosas (feijões, soja e ervilha).

Gorduras Totais

As gorduras são as principais fontes de energia do corpo e ajudam na absorção das vitaminas A, D, E e K. As gorduras totais referem-se à soma de todos os tipos de gorduras encontradas em um alimento, tanto de origem animal quanto vegetal.

Gorduras Saturadas

Tipo de gordura presente em alimentos de origem animal. São exemplos: carnes, toucinho, pele de frango, queijos, leite integral, manteiga, requeijão e iogurte. O consumo desse tipo de gordura deve ser moderado porque, quando consumido em grandes quantidades, pode aumentar o risco de desenvolvimento de doenças do coração. Altos %VD significam que o alimento apresenta grande quantidade de gordura saturada em relação à necessidade diária de uma dieta de 2.000 Kcal.
Consideração: Desde 2001, as informações nutricionais são obrigatórias para alimentos embalados na ausência do consumidor.
Fonte
Medclick

Nenhum comentário:

Postar um comentário