sábado, 10 de março de 2012

Os tipos de açúcar

O consumo de açúcar pela população mundial é muito antiga. No Brasil, não é diferente. Porém, nos últimos anos, verificamos que cada vez mais este consumo vem aumentando e gerando diversos problemas de saúde.


O consumo excessivo de açúcar leva a um processo de caramelização das células, formando os AGEs. Como as moléculas de glicose têm afinidade com certos tipos de proteína, quando existe açúcar sobrando na circulação, aumenta o risco de ele se grudar a essas proteínas e formar compostos caramelados (AGEs). Estes "colam" nas paredes das artérias prejudicando a elasticidade dos vasos, dificultando o controle da pressão arterial. Esses também levam ao envelhecimento celular precoce, sem falar que as articulações ficam mais vulneráveis a processos inflamatórios.

O excesso de açúcar provoca uma elevação rápida da glicose no sangue. Isso faz com que o pâncreas tenha que produzir e liberar uma quantidade maior de insulina, o hormônio responsável pela passagem da glicose para dentro das células dos vários tecidos do corpo. Acontece que, quando a fabricação desse hormônio se dá de maneira desmedida, o pâncreas acaba sobrecarregado e o diabetes tipo 2 pode aparecer.

Não precisa banir completamente o açúcar do seu dia-a-dia. Basta fazer escolhas mais nutritivas (como mascavo e demerara) e controlar a dose.

 TIPOS DE AÇÚCAR:

Mascavo
De cor caramelo ou marrom, ele é obtido das primeiras extrações da cana e por isso costuma oferecer pitadas de minerais como fósforo e cálcio.

Demerara
Ele é extraído do melado e tem coloração marrom. É usado como açúcar de mesa, mas empedra com facilidade. Também traz minerais na composição.

Cristal
Graças à sua granulação, é usado para a preparação de doces e até para adoçar cafés. No quesito minerais, perde muito para as versões escuras.

Refinado
O mais comum e mais branquinho dos açúcares. Ele passa por processos físicos e químicos que alteram sua textura e coloração.

Confeiteiro
Por ser finíssimo, é perfeito para bolos e outros doces. Como pode conter amido em sua composição, não serve para cafés e sucos.

Xarope de Glicose
Costuma ser obtido do amido de milho e é muito utilizado para conferir mais cor aos alimentos.

Açúcar Invertido
Trata-se da modificação da estrutura molecular da sacarose. O resultado é um açúcar mais solúvel, que faz sucesso na indústria no preparo de balas e doces. 

Fonte
Cassiana Domingues

Nenhum comentário:

Postar um comentário