segunda-feira, 10 de maio de 2010

Alimentos aliados da beleza

Magnésio:Vital para a renovação celular, auxiliando no crescimento dos cabelos e na vitalidade da pele. Fontes: brócolis, alcachofra, leguminosas (feijão, ervilha, soja) e figo.
Selênio: Antioxidante. Protege contra o envelhecimento. Auxilia na firmeza dos tecidos. Fontes: cebola, peixes, castanha do Pará grãos integrais.
Zinco: Fortalece sistema imunológico. Ação antiinflamatória. Aumenta a ação das enzimas que combatem radicais livres. Fundamental para a síntese de proteínas (principal componente dos cabelos, pele e músculos). Fontes: algas, ostras, leite, iogurtes, carnes, grãos integrais, ovos, levedo de cerveja, sementes de abóbora e girassol.
Omega-3: Melhora a circulação, reações antiinflamatórias e protege os vasos sangüíneos. Fontes: salmão, bacalhau, sardinha, atum, semente de linhaça.
Polifenóis: Auxilia no tratamento da celulite e protege os vasos sangüíneos. Fontes: sementes de uva, ameixa, suco de uva.
Ferro: Favorece a circulação controlando a celulite. Fontes: carnes, gema, leguminosas (feijões, soja, ervilha, grãos de bico, lentilha), vegetais verde-escuros.
Enxofre: Protege contra inflamação da pele (acne), essencial para a formação de queratina (proteína que estrutura a pele e cabelos). Fontes: ovos, peixes, carnes, repolho, pimentão, cebola, couve-de-bruxelas e raiz forte.
Potássio: Controla o equilíbrio de dentro e de fora das células. Mantém a pele hidratada e o cabelo com brilho. Fonte: abacate, banana, frutas cítricas e secas, grãos integrais, maioria dos vegetais, semente de girassol.
Fósforo e Cálcio: Mantém os cabelos fortes e a pele limpa. Equilíbrio do pH, mantém estrutura das membranas celulares. Fontes de cálcio: laticínios, vegetais verdes escuros, gergelim. Fontes de fósforo: todas os tipos de carnes, ovos, laticínios, leguminosas (feijões, ervilhas, lentilhas, soja), grãos integrais e nozes. O excesso de fósforo prejudica o metabolismo do cálcio.
Vitamina A e Carotenóides: Ação antioxidante. Restaura e constrói novos tecidos controla a oleosidade excessiva da pele (acne) e do couro cabeludo, melhora a elasticidade dos fios de cabelo evitando quedas. Fontes: gema, iogurte, leite e iogurte desnatados, frutas e vegetais amarelos.
Vitamina C: Ação antioxidante. Protege a pele da ação dos raios Ultravioletas. Preserva a estrutura das fibras musculares e colágeno. Fontes: frutas cítricas, tomate, pimentão, agrião.
Vitamina E: Ação anti-radicais livres. Protege a ação da vitamina C. Melhora a microcirculação do couro cabeludo, previne envelhecimento das células. Fontes: gérmen de trigo, nozes, castanhas, óleos vegetais, abacate, cereais integrais.
Vitamina B6: Atua no metabolismo dos aminoácidos (formam as proteínas, componentes da pele, cabelo e músculos). Manutenção do balanço hidroelétrolítico (sódio e potássio). Ajuda na manutenção do equilíbrio hormonal e previne a retenção de líquidos. Fontes: Levedo de cerveja, nozes, gérmen de trigo, vegetais folhosos, grãos integrais, soja, ervilha, melão, cenoura.
Clorofila: Ação desintoxicante. Previne o envelhecimento. Normaliza as funções digestivas. Fontes: vegetais verdes.
Fibras: Agem como “faxineiras” do organismo eliminando toxinas. também auxiliando no funcionamento do intestino e o controle de peso. Fontes: Farelos, grãos integrais, nozes, amêndoas, frutas e hortaliças, leguminosas (feijões, grão de bico, ervilhas), sementes.
DICA: Água.
Água-Serve de substrato para várias reações metabólicas.
-Ajuda a eliminar as toxinas.
-É essencial para hidratar as fezes, melhorando a motilidade intestinal.
- Um corpo saudável e bonito = ingerir 2 litros de água por dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário