segunda-feira, 24 de maio de 2010

Alimentos que ajudam a recuperar dores musculares, cansaço e lesões

Em vez de apelar para remédios na recuperação dos treinos ou repousos desnecessários, os corredores podem incluir alimentos que ajudam a recuperar dores musculares, cansaço e lesões; o resultado é ganho em rendimento e performance. A solução para a fadiga muscular do pós-treino está nos alimentos. Isso porque alguns nutrientes possuem propriedades capazes de evitar cansaço excessivo, inflamação e dores após os treinos mais puxados.

Os radicais:
Muitas vezes os corredores consideram que a dor que surge após as 24 horas de exercício intenso é decorrente do acúmulo do ácido lático. Essa dor tardia está relacionada com quadro inflamatório ou microtraumas musculares.
Para os entusiasmados com a corrida, não é necessário diminuir a frequência dos treinos ou deixar de investir em intensidade. "O segredo estána mesa. Isso é, com uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes, que tem ação antioxidante, protegendo as células da ação dos radicais livres".

Laranja, espinafre e pimentão amarelo:
Alimentos fontes de vitaminas A, C e E tem ação antioxidante e neutralizam os radicais livres que surgem com o esforço.

Agrião, limão e acerola:
Como são fontes de vitamina C, evitam a perda das células musculares e alterações respiratórias provocadas pelo excesso de cortisol, substância liberada em situação de estresse que aumenta a pressão arterial, a concentração de açúcar no sangue e diminui a imunidade.

Salmão e azeite de oliva:
Os alimentos que contém ácidos graxos ômega 3 atuam como protetores da membrana celular, já que conseguem repor sua estrutura por fazer parte da sua formação.
Fonte de energia saudável.

Granola, nozes e castanhas:
O melhor é que, além de antioxidantes, esses alimentos conseguem estimular a produção de enzimas que retiram os radicais livres das células musculares, assim eles evitam o processo de oxidação e microfraturas.

Frango, peixe, iogurte e ovos:
Fazem parte da formação dos músculos e ajudam na regeneração das células musculares e na sua rigidez. Com mais força muscular, a recuperação das corridas é mais rápidas e torções e tombos serão diminuídos.

Carboidratos:
Ajudam a manter a disposição e a dar continuidade aos treinos. O carboidrato ingerido após o treino repõe glicogênio muscular e hepático, mantendo o metabolismo funcionando. Pão integral, cereais e cookies integrais são alimentos que contêm fibra e não apresentam difícil digestão, indicados para depois do treino. Já os carboidratos do grupo da batata, da mandioca e do pão branco dão energia imediata, porém podem ser armazenados como gordura rapidamente. Ingerir uma hora antes do treino e até duas horas após a corrida.

Fonte: Saúde Plena

7 comentários:

  1. gostei muito dessas dicas eu pratico futsal e fico muitas vezes cançado e om dores musculares vou ingerir mais esses alimentos obrigado

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  2. Oi Luciana!!
    Ótimo texto, claro e objetivo...gostei dos exemplos!
    Vou inclui-los nas minhas refeições apartir de hoje ;)
    Muito obrigado

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  3. Olá Luciana, estou procurando meios de viabilizar minha recuperação. Estou bastante triste pq me machuquei em treinamento a uns 3 meses. uma lesão muscular na região dorsal que me tirou do trabalho. Sou Policial e o equipamento de trabalho é pesado. quando fiquei com o pescoço paralizado depois de fazer Barra fixa, o ortopedista me passou um anti inflamatório e depois começei com a fisioterapia. já estou com umas 25 seções e não melhorei. sei que só uma dieta não vai me curar, mas será de alguma maneira, uma dieta pode me ajudar de maneira significativa? como administrar essa dieta?

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  4. Luciana mt boa amteria, sofri um acidente de moto perdi parte do menisco e rompi ligamentos isso com 21 anos passei 9 meses para ate a cirurgia e recuperação total, apos 8 anos voltei a jogar futebol mas agora sofro com outro problema distenção na coxa direita inversa ao joelho eskerdo operado. oque posso comer para recuperar mais rapidamente essa lesao na parte posterior da coxa? é a segunda em 3 meses sei que preciso alongar bastante mas como o seu texto geralemnte depois de 24hs geralmente nas segunda ja que os jogos sao aos domingos sinto muitas dores nas pernas com esses alimentos posso melhorar essas dores?? e proteger de futuras lesoes?? vc teria um cardapio semana a ser seguido ou incluso as refeições???

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