quarta-feira, 6 de julho de 2011

Porque não perdemos peso todos da mesma forma?

O nosso metabolismo é uma máquina muito bem concebida, mas como qualquer outra máquina tem as suas incapacidades e os seus limites. Existem vários fatores que podem reduzir ou até mesmo aniquilar qualquer tipo de sucesso quando tentamos perder peso. É necessário ter uma atenção a estes aspectos para conseguir ultrapassá-los e continuar com a perda de peso.

1- Quantidades de dietas já realizadas:
Não podemos passar no vida sempre querendo emagrecer. Isso só nos fará mal. Quanto mais dieta fizermos, pior é. Porque? Porque o nosso organismo habitua-se a essas alterações e com o tempo torna-se cada vez mais difícil perder peso e de uma forma eficaz e natural. Viver com um peso saudável deve ser uma preocupação de todos os dias, algo que fazemos naturalmente e não obrigatoriamente. O ideal é nos alimentarmos de forma saudável, sem excessos, optando por uma alimentação rica em nutrientes e equilibrada.

2- Alimentação correta:
Para quem nunca teve uma alimentação saudável, é difícil alterar os hábitos alimentares, mas não impossível. Uma plano alimentar consiste em incluir na alimentação, alimentos saudáveis. Deve-se assim reduzir o máximo do consumo de gorduras e açúcares. Podemos no fundo, comer um pouco de tudo, mas não se deve cometer excessos. Consulte uma nutricionista para melhor lhe orientar sobre hábitos saudáveis. Por vezes, necessitamos de ajuda para ver onde estamos errando.

3- Líquido:
Não podemos esquecer dos líquidos no nosso dia-a-dia. É importante bebermos de 1,5 a 2,0 litros de água por dia. Quando não bebemos muito líquido, acumulamos muitas toxinas e resíduos tornando mais difícil elimina-los. Lembre sempre de tomar bastante líquido ao longo do dia.

4- Todos iguais, todos diferentes:
Não somos todos iguais. Há metabolismos que respondem muito bem a dietas e outros que levam um certo tempo. Nestes casos, é necessário ter paciência. Não é porque uma pessoa conhecida conseguiu perder X quilos em X meses que você também irá conseguir. Há vários aspectos a consideramos. Cada um funciona a seu ritmo. Há quem tenha um metabolismo mais rápido e há quem tenha um metabolismo mais lento. Temos que aprender a "conviver" com o nosso metabolismo e não sermos muito exigentes conosco.

5- Aspecto psicológico:
Outro aspecto importante é o fato da dieta não se transformar em obsessão. Devemos ser pacientes e persistentes. Começar uma dieta e desistir na segunda semana por "não ver" resultado não é viável e nem saudável. Quando tentamos perder peso, devemos ser realistas, perseverantes e pacientes. Não podemos desistir porque os resultados pelos quais ansiamos ainda não são visíveis.

Viver bem e ter um peso saudável devem ser preocupações desde muito cedo. Não devem ser obsessões, mas é necessário ter um certo cuidado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário