segunda-feira, 11 de julho de 2011

Repositor Hidroeletrolítico à base de sucos: opção saudável.

As bebidas que tem como objetivo uma rápida hidratação e a reposição de eletrolítos perdidos através do suor na prática de atividades físicas tem sido chamadas de "isotônicos".

Pela legislação brasileira, estes são denominados repositores hidroeletrolíticos e classificados como alimentos para praticantes de atividade física. Os mesmos devem ser formulados a partir de sais de sódio e cloretos associados a carboidratos, pois é a perda destas substâncias a causa da fadiga em exercícios prolongados.

Essas bebidas são importantes para os atletas e pessoas ativas, que praticam exercícios por mais de uma hora, principalmente em climas quentes e úmidos, possibilitando um melhor rendimento em seu desempenho e prevenindo a desidratação. É importante ressaltar que, pelo seu conteúdo em sódio, esse tipo de bebida deve ser consumida apenas em situações de sudorese intensa.

Um cuidado importante que o consumidor deve tomar ao escolher um produto deste tipo é que sua concentração de carboidratos esteja na faixa de 4% a 8%. Bebidas com teores acima desta faixa podem aumentar o risco de desidratação, pois são muito hipertônicas para a situação específica em que se demanda uma rápida absorção de água.

A Embrapa Agroindústria de Alimentos, em parceria com a Unicamp, vem desenvolvendo pesquisas para obtenção de um repositor hidroeletrolítico á base de sucos de frutas naturais, utilizando a tecnologia de microfiltração, tanto para a clarificação quanto para a estabilização físico-química e microbiológica do produto.

Um produto formulado a partir de duas frutas tropicais, a acerola e o caju, e água, ao qual foram adicionados açúcar e sais minerais, foi microfiltrado e envasado em garrafas de PET e de vidro, sendo mantido em geladeira (4oC) por um período de 90 dias.

Assim, tem-se um repositor hidroeletrolítico natural, á base de acerola e caju, que, além de fornecer os sais e carboidratos necessários á hidratação de praticantes de atividades físicas, é fonte de vitamina C, apresentando teores deste nutriente da ordem de 300 mg/100g.

Fica a dica!

Fonte

Embrapa Agroindústria de Alimentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário