terça-feira, 1 de junho de 2010

Farinha de Berinjela

A Farinha de Berinjela possui alto teor de fibras e pode prevenir doneças.
Farinha de berinjela: devido às suas características nutricionais, desponta como um ingrediente alimentar altamente desejável para enriquecer a alimentação humana. O alto teor de fibra - aproximadamente 40% em 100 gramas de berinjela desidratada - permite que a farinha possa ser utilizada para elaborar produtos de panificação como biscoitos, pães e massas alimentícias.
Alimentos preparados à base da farinha de berinjela ampliam a oferta de produtos tanto para os consumidores sadios, quanto para aqueles que apresentam constipação intestinal, alto nível de colesterol e obesidade, entre outras patologias. Para as populações dos centros urbanos de países industrializados é recomendado a utilização da fibra na alimentação para prevenção de doenças crônicas como obesidade, doenças cardiovasculares, diabetes, hipercolesterolemia, entre outras.
Segundo nutricionistas, o alto teor de fibras contido no alimento leva a redução da ingestão energética e ao aumento do tempo de esvaziamento gástrico, o que faz com que a farinha de berinjela esteja presente em dietas para redução da obesidade.

Como preparar a farinha de berinjela:
- Separe 1kg de berinjelas, e corte-as em fatias (com a casca).
- Coloque as fatias de berinjela numa forma.
- Leve ao forno a uma temperatura de 200ºC durante 2h 15min, ou até a berinjela ficar crocante e ressecada.
- Triture a berinjela desidratada no processador ou no liquidificador, até virar pó.
(Você saberá que fez certo porque a farinha de berinjela no fim do processo vai ter a mesma aparência da farinha de mandioca).
A receita acima rende 100g de farinha de berinjela, que deve ser guardada em um pote bem vedado, em local arejado e ao abrigo da luz (pode ser na geladeira), e vai durar cerca de um ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário