terça-feira, 5 de outubro de 2010

Alfarroba

De tempos para cá tem se falado muito na alfarroba. Os grãos desta leguminosa são transformados em um alimentos parecido com o chocolate. A alfarroba sai na frente do cacau por não conter glúten, cafeína e lactose.


Alfarroba:

A alfarrobeira é uma árvore selvagem, nativa da costa do Mediterrâneo. A alfarroba é sua vagem comestível, semelhante ao feijão, de cor marron escuro e sabor adocicado, utilizado pela indústria de alimentos na produção de gomas e espessantes.

O pó ou farinha derivado da polpa da vagem torrada e moída é utilizado para substituir o cacau. Esse pó, contudo, possui expressiva diferença em relação ao cacau no conteúdo de açúcar e de gordura. Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sacarose, glicose, frutose), em torno de 38 a 45%.

É um alimento saudável e de elevado valor nutritivo. Contém vitamina B1, niacina e vitamina A. Possui alto teor de vitamina B12, cálcio, magnêsio e ferro, bem como um correto balanceamento de potássio e sódio.

Ela não possui qualquer agente alergênico ou estimulante tais como a cafeína e teobromina, presentes no cacau. Embora apresente alto teor de açúcares possui um baixo conteúdo calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídeos (gordura) e de alta quantidade de fibras naturais.

Um comentário:

  1. O cacau NÃO tem glúten ou lactose!
    Quanto à cafeína, faz bem em pequenas quantidades, mas o cacau ainda tem menos do que a quantidade mínima que faz efeito...

    ResponderExcluir