terça-feira, 19 de outubro de 2010

Faça do seu prato um Arco-Íris

Na nossa alimentação cada cor representa um tipo de fitoquímico, um tipo de vitamina, um princípio ativo que nos ajuda a combater os radicais livres e manter a saúde das nossas células.

Alimentos de cor laranja (Cenoura, abóbora, manga, tangerina)
- Bioflavonóides: Melhorar a retenção hídrica e combater processos inflamatórios.
- Vitamina A: Importante para a saúde da pele, cabelo e visão.
- Vitamina C: importante para formação de colágeno.

Alimentos amarelos
- Ricos em vitamina A, betacaroteno e luteína: importantes para a saúde da pele, cabelos e demais tecidos. Luteína - importante para a visão e melhora da imunidade.
- Fontes de vitamina C.

Alimentos vermelhos (Maça, melancia, uva vermelha, caqui, goiaba vermelha, framboesa, cereja, beterraba, pimentão vermelho, dentre outras)
- Contém Licopeno: Substância antioxidante, fotoprotetora e que se consumida regularmente pode prevenir vários tipos de câncer.
- Além de vitamina C e flavonóides, estes últimos capazes de prvenir doenças crônicas como o diabetes e a hipertensão.

Alimentos verde-escuro (Espinafre, couve, brócolis, acelga, alface, salsão, ervilha, pepino, pimentão verde, entre outros)
- Fonte de clorofila que contém muito magnêsio, considerado o "maestro dos minerais", é essencial para uma boa absoção do cálcio; além de betacoroteno, luteína, folato, vitaminas C e E, ferro, potássio e cálcio.

Alimentos brancos (Alho, cebola)
- Tem ação anti-fúngica, antitumoral, anti-inflamatória.

Para ter saúde, vitalidade e todos os benefícios citados acima, é muito importante que você coma frutas e verduras com no mínimo 4 cores diferentes todos os dias.

Fonte:
Programa Mais saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário