segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Chá Verde

O chá verde é proveniente das folhas da planta Camellia sinensis, quando usado de forma adequada pode trazer benefícios à saúde.
A erva Camellia sinensis pode ser encontrada na forma de chá como: Chá Verde, Vermelho. Branco, Amarelo e Preto, portanto, todos possuem os mesmos efeitos terapêuticos. O que os diferencia é o sabor mais amargo ou mais suave e seu preço de mercado.

O Chá verde emagrece?

O Chá verde possui uma ação lipolítica, que significa que é capaz de quebrar as moléculas de gorduras, principalmente na região abdominal e evita que novas sejam formadas ou preenchidas.
Porém sua ação de redução de gordura corporal só é eficaz quando utilizada em conjunto a uma reeducação alimentar conduzida por um nutricionist capacitado e exercício físico.

Quem pode tomar Chá verde?

Nem todos podem fazer uso do chá, ele não é recomendado e muitas vezes proibido nos seguintes casos:

- Hipertensão Arterial
- Glaucoma (aumento da pressão intra-ocular)
- Uso de medicamentos que agem no sistema nervoso central como antidepressivos, ansiolíticos, inclusive medicamentos naturais como Valeriana e Hipérico
- Gestantes sem hábito anterior de consumo não devem iniciar o uso neste período
- Histórico ou presença de doenças renais
- Constipação Intestinal
- Pessoas que fazem uso crônico drogas lícitas ou ilícitas.

Benefícios?

Estudos demonstram que o Chá verde possui efeitos benéficos em casos de doenças hepáticas, principalmente Esteatose Hepática e para indivíduos que necessitam de redução dos níveis de glicemia.
A planta quando consumida de forma adequada pode também reduzir o stress, pela diminuição dos níveis de cortisol sanguíneo e aumentar a imunidade do organismo.

Como tomá-lo?

Para a obtenção dos seus benefícios terapêuticos o chá deve ser consumido quatro vezes ao dia entre as refeições, lembrando que não deve ser consumido junto com alimentos e com no mínimo 40 minutos após cada grande refeição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário