segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Suplementos no Esporte

Suplemento alimentar é caracterizado como um produto alimentício, acrescido a dieta, principalmente para corrigir alguma deficiência de algum tipo de nutriente. Podem conter nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos e gorduras, ou seja, alguma substância dietética capaz de aumentar o valor nutricional da dieta.
Em alguns casos o uso de suplemento alimentar pode auxiliar no aumento da performance do atleta. Para a suplementação ser segura é preciso avaliação de um profissional habilitado (nutricionista ou médico do esporte).
O suplemento só tem efeito positivo se a dieta alimentar estiver equilibrada, caso contrário o consumo servirá apenas para corrigir alguns estados de carências nutricionais e pouco resultado será observado na performance.

Seu consumo inadequado pode trazer prejuízos ao organismo em especial ao fígado e rim.
Suplementos dietéticos ou repositores:
- Repositores: Produtos utilizados para garantir a reposição dos nutrientes perdidos por alguma situação específica.
- Repositores Hidroeletrolíticos: São produtos formulados a partir de concentração variada de eletrólitos (saias minerais), associada a concentrações variadas de carboidratos, com o objetivo de reposição hídrica e eletrolítica decorrente da prática de atividade física.
- Repositores Energéticos: São produtos formulados com nutrientes que permitam o alcance e ou manutenção do nível apropriado de energia para atletas.
- Alimentos Protéicos: São produtos com predominância de proteína(s) em sua composição, formulados com o intuito de aumentar a ingestão deste nutriente ou complementar a deita de atletas, cujas necessidades protéicas não estejam sendo satisfatoriamente supridas pelas fontes alimentares habituais.
- Alimentos Compensadores (Hipercalóricos): São produtos formulados de formas variadas paraq serem utilizados na adequação de nutrientes e protéicos da dieta de praticantes de atividade física.
Suplementos Ergogênicos:
- Ergogênicos = Aplicação de um recurso capaz de promover aumento do desempenho físico além da capacidade fisiológica.
São eles:
- L-Carnitina: É um tipo de aminoácido ligado às vitaminas do complexo B, cuja função seria facilitar a entrada de ácidos graxos (gorduras ou lipídeos), na mitocôndria para produção de energia.
- Creatina: É um composto nitrogenado. É encontrada em alguns alimentos como nos peixes (bacalhau, atum, arenque) e carnes, mas também é formada nos rins, fígado e pâncreas a partir da glicina e da arginina ( que são dois tipos de aminoácidos). Usada para produção rápida de energia como por exemplo em evetos de velocidade e potência.
- Glutamina: É um aminoácido não essencial, porém é o mais abundante no plasma. É sintetizada no tecido muscular. A concentração dentro dos músculos de glutamina pode regular o catabolismo (quebra) e o anabolismo (síntese) de proteína. A suplementação deste aminoácido para indivíduos submetidos a fatores estressantes, como cirurgia, tem contribuído para que a queda da síntese protéica não seja tão acentuada.
- HMB: É um derivado do aminoácido Leucina. Função de ser um importante anti-catabólico, aumentando força e massa muscular.
- BCAA: Aminoácidos de cadeia ramificada - grupo de 3 aminoácidos essenciais: leucina, isoleucina e valina. São constituintes naturais de alimentos de origem animal, assim, podem ser obtidos facilmente com o uso de uma dieta balanceada. Fornecem energia e auxiliam no processo de recuperação muscular pós-treino, auxiliando na síntese protéica.
Fontes:
Bacurau,R.F.Nutrição e suplementação esportiva. Phorte, São Paulo, 2000.
www.anvisa.gov.br Resolução número 222 de 24 de março de 1998.
RANSOW, E.S.et.al.Eur.J.Appl.Physiol,80:139-144,1999.
HULTMAN,E.K.et.al.Appl.Physiology,81:232-237,1996.
GREEN,A.L.et.al.Am.J.Physiol,271:E821-826,1996.
YUPH&DENG,Y.Med.Hypotheses,54(5):726-728,2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário