segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Alimente o seu cérebro

Para manter o cérebro em pleno funcionamento, é essencial abastecê-lo com o que há de melhor!

Veja quais alimentos ajudam a manter as funções cerebrais bem ativas, especialmente a memória:

- ÁCIDO FÓLICO: essa vitamina, presente no fígado, feijão e vegetais folhosos verdes-escuros (como brócolis, couve e espinafre), é essencial para a formação dos leucócitos (glóbulos brancos) na medula óssea e também pode diminuir os níveis de homocisteína (aminoácido produzido após a digestão de carnes e laticínios) – reduzir a sua produção é tarefa importante na prevenção da falta de memória, que é um processo de envelhecimento.

- COLINA: substância presente na gema do ovo que faz com que os neurônios funcionem melhor.

- FOSFATO: consumir alimentos com este nutriente, como peixes, por exemplo, na infância contribui para melhorar a função cognitiva da criança durante o crescimento.

- VITAMINAS DO COMPLEXO B: presentes em pães integrais, atuam na transmissão nervosa, agilizando-a.

-FISETINA: tomate, laranja e morango são ricos nessa substância, que atua melhorando a memória.

- ÔMEGA 3: presente na sardinha, protege a membrana dos neurônios.

A partir de qual idade deveríamos nos preocupar em aumentar o consumo destes alimentos?
Quanto mais cedo, melhor! Uma alimentação equilibrada na infância contribui para que a criança se desenvolva sadia e com menos riscos de ter problemas de saúde nas décadas seguintes.

NÃO ESQUEÇA DE TER SEMPRE NA DESPENSA:

- Sementes cruas e sem sal: linhaça, gergelim, girassol, abóbora, castanha do Pará, castanha de caju, noz pecã e macadâmia. Lembre das sementes da melancia, do pepino e do melão.
- Óleos: azeite virgem ou aqueles que são prensados a frio – linhaça, girassol, gergelim e soja. Lembre do famoso óleo de fígado de bacalhau.
- Leguminosas: soja, ervilha, lentilha, grão de bico, feijão branco, azuki e os demais.
- Frutas: limão e as demais cítricas, uva, maçã, kiwi, pêssego, morango e demais frutas vermelhas (amora, cereja), abacate, tomate e azeitona.
- Cereais integrais: arroz, trigo, aveia e centeio, como também o germe de trigo.
- Verduras: todas as folhas de cor verde escura, como todas as couves (manteiga, brócolis, flor), a bertalha, a espinafre e a folha da beterraba.
- Legumes: principalmente os de cores vivas como a cenoura, a beterraba, a abóbora e no meio deles a cebola e a cebolinha.
OBS: Se você não é vegetariano, lembre-se que os peixes não devem faltar quando o propósito é cuidar do cérebro, da capacidade de se concentrar e da memória. Os mais interessantes são os de água fria, ricos em ômega-3, como salmão, sardinha, anchova, atum, arenque e cavala.
Procure uma nutricionista para melhor orientá-lo!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário