terça-feira, 7 de setembro de 2010

Proteção Solar

Com a chegada do verão, aumenta substancialmente a exposição à luz solar. As roupas e os cremes e loções solares são uma barreira importante contra as queimaduras, mas pode aumentar-se a proteção a partir de dentro, ou seja, através da alimentação.
Inúmeros estudos têm sido feitos no sentido de encontrar proteção naturais através dos alimentos e muitos deles demonstram o importante papel dos alimentos ricos em antioxidantes para aumentar a capacidade de o organismo se proteger dos efeitos do sol.
Os carotenóides (zeaxantina e luteína) encontram-se nos vegetais de folhas verdes escuras e os carotenos nas cenouras, abóbora, batata-doce, manga ou pêssego, sendo responsáveis pela cor laranja desses alimentos. Estas substâncias parecem reduzir os efeitos negativos das radiações ultravioleta sobre a pele.
Também o licopeno, que se encontra em alimentos de cor vermelha como o tomate, a melancia e os pimentões vermelhos, tem um efeito protetor sobre a pele ao atuar como um filtro interno que atenua os danos provocados pelas radiações solares.

Alguns alimentos conselhados para proteção interna:
1- Chá verde
2- Molho de tomate
3- Azeite
4- Peixes como salmão
5- Frutos (vermelhos, amarelos ou citrinos)
6- Coentro, salsa, hortelã
7- Folhas verdes

O que pode fazer para ajudar a melhorar os danos do sol:
1- Coma peixes ricos em ômega-3 2 a 3 vezes na semana.
2- Beba de 3 a 4 xícaras de chá verde por dia.
3- Coma frutas no lanche da manhã e da tarde e como sobremesa no almoço. Manga, ameixa, pêssego, melancia, amoras ou framboesas. Frutas ricas em vitamina C também são importantes. Elas ajudamna formação do colágeno.
4- Não se esqueça de se hidratar sempre.

Nunca se esqueça de usar protetor solar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário