quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Feijão Branco

Em um laboratório de nutrição e pesquisa no Rio Grande do Sul, os futuros chefes e nutricionistas se revezam para criar pratos mais bonitos, gostosos e saudáveis.
A novidade da vez é o feijão branco, aquele que a maioria de nós está acostumada a consumir apenas como salada. Maior e mais cremoso que os outros, acredite, ele emagrece.
"O feijão-branco ajuda a emagrecer, porque ele tem uma proteína de reserva. Não só o feijão-branco, todos os feijões têm, mas o feijão-branco é o mais utilizado para isso, para este fim. Ele tem uma proteína chamada faseolamina, e essa proteína é inibidora do processo de digestão do carboidrato. Então, ela retarda, inibe essa absorção de açúcares no sangue", aponta a nutricionista.
Mas isso só acontece no nosso organismo, se ele for ingerido na forma de farinha, uma espécie de extrato de feijão-branco que é bem fácil de fazer em casa. O feijão só tem efeito emagrecedor se não for cozido. Mas atenção: como pode ser tóxico,o fejão só deve ser consumido cru em quantidades mínimas.

Modo de preparo:

Depois de ser lavado normalmente, é preciso secar bem o feijão (Sol ou sobre o papel folha. Nunca no forno). Depois é só triturar no liquidificador e peneirar. Se quiser a farinha bem fininha, pode passar também no processador. É bom fazer em pequenas quantidades para que o extrato não fique velho e deixe de fazer o efeito desejado.

Efeito da farinha:

Quando consumimos um prato cheio de macarrão, de 200 gramas, é como se tivéssemos consumido uma porção menor, de 160 gramas. Mas para isso acontecer, meia hora antes das refeições, é preciso ingerir uma colher pequena, rasa, de farinha de feijão diluída em água. É essa mistura que vai garantir que parte do carboidrato dessa refeição, cerca de 20%, não seja absorvida pelo nosso organismo.

O estudo mais recente que comprova que a farinha de feijão-branco ajuda a emagrecer foi feita pela universidade da Califórnia, em Los Angeles.

Efeito colateral:

Consumida em grandes quantidades, a farinha de feijão-branco pode causar diarréia na pessoa. Problemas intestinais e náusea

Nenhum comentário:

Postar um comentário