quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Edamame - A soja verde


Soja verde: O grão é mole ao tato e se parecer com ervilha, no tamanho e na cor. Ao ser comparado a outros vegetais, se destaca, pois contém todos os aminoácidos necessários à alimentação, sendo uma boa fonte de proteína. E assim como a soja comum, seu valor nutricional é semelhante ao da carne, ovo, leite e derivados, com a vantagem de não desregular o colesterol. É por isso que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda o consumo diário de, no mínimo 25 gramas de proteína de soja.

Acrescentar a soja verde ao cardápio é uma opção pra lá de leve. Em 100 gramas são apenas 120 calorias. Outro fator importante é que o grão é rico em potássio, mineral que regula os níveis de sódio do organismo, prevenindo a sensação de inchaço. Tal qual a soja comum, o Edamame também é campeão em vitaminas A, B e C.

A soja verde é uma boa opção como aperitivo. Isso porque o aminoácido metionina, em conjunto com as vitaminas A, B1 e C, ajuda a decompor o álcool da cerveja, amenizando os malefícios da bebida. Mas isso não significa exagerar na dose: o edamame suaviza e não exclui totalmente os problemas que a cerveja pode causar.

É comum encontrarmos o grão verde congelado. Devido a isso recomenda-se lavar bem as vagens e fervê-las em água e sal por 5 a 10 minutos. Para conservar o alimento, o ideal é mantê-lo refrigerado, em sacos plásticos ou em bandejas de isopor com filme de PVC.
Fonte:
guiada nutrição.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário