segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

As Leis da Alimentação

Você sabia que a alimentação é regida por 4 Leis?


As Leis da Alimentação foram definidas por Pedro Escudeiro, em 1937, e ainda hoje, são consideradas como a base de uma alimentação saudável para qualquer indivíduo.

Uma vida saudável baseia-se num conjunto de fatores que irão contribuir para que isso possa ocorrer. Uma dieta saudável é uma importante aliada para quem deseja viver com saúde.

Pensando nisso, irei apresentar aqui, as 4 leis que deve reger uma alimentação saudável.


1. Lei da Qualidade
A dieta deve ser composta por alimentos que forneçam todos os nutrientes necessários ao indivíduo. O princípio dessa lei é alimentar-se com qualidade, suprindo as necessidades de proteínas, carboidratos, lipídios, vitaminas e minerais diárias. Quanto mais coloridas forem as suas refeições, mais diversidade de nutrientes você estará ingerindo.

2. Lei da Quantidade
A quantidade de alimentos deve ser suficiente para cobrir as exigências energéticas do organismo e manter em equilíbrio o seu balanço. Os excessos e as restrições devem ser evitados, priorizando sempre consumir a quantidade de calorias necessárias para você.

3. Lei da Harmonia
A quantidade dos diversos nutrientes que integram a alimentação deve guardar uma relação de proporção entre si. O nosso organismo aproveita corretamente os nutrientes quando estes se encontram em proporções adequadas. Assim, é importante haver um equilíbrio entre eles, pois as substâncias não agem isoladamente, mas em conjunto.

4. Lei da Adequação
A dieta deve ser individual. Ela vai se adequar às necessidades de cada indivíduo, portanto, muito cuidado com as dietas prontas. Sua alimentação deve estar adequada a sua condição fisiológica (gestação, lactação), hábitos alimentares (deficiência de nutrientes), condições sócio-econômicas (acesso aos alimentos), alterações patológicas (presença de doenças) e os ciclos da vida (criança, adolescente, adulto e idoso).

Portanto, a alimentação deve ser quantitativamente suficiente, qualitativamente completa, além de harmoniosa em seus componentes e adequada à sua finalidade e a quem se destina.

O nutricionista é o profissional apto a aplicar estas leis em sua vida, respeitando a sua realidade!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário