quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Rotulagem Nutricional


As informações sobre os alimentos apresentadas nso rótulos têm sido mais um fator de segurança na hora de comprar os alimentos e incluí-los em dietas. No dia-a-dia o consumidor obtém informações sobre os alimentos das mais variadas fontes - conhecimento familiar, mídia e publicidade, educação e outros que o induzem a escolhas. Como sugerem pesquisas feitas em vários países, muitos consumidores gostam das informações nutricionais e acham que elas são importantes ao fazer escolhas alimentares. Por isso, o mais importante é que as alegações nutricionais e de saúde expressas nos rótulos têm o compromisso de não induzir o consumidor ao erro.


Em recente relatório publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação/Organização Mundial da Saúde (FAO/OMS) sobre dieta, nutrição e prevenção de doenças crônicas há indícios de que a informação nutricional pode facilitar a escolha e o acesso adequado a alimentos ricos em nutrientes. A estratégia global da OMS em alimentação saudável, atividade física e saúde afirma que tais informações levam os consumidores a fazerem escolhas saudáveis.

A ANVISA, em parceria com o Departamento de Nutrição da Universidade de Brasília, divulgou o Manual de orientações aos consumidores - Educação para o consumo saudável, que explica de forma simples e direta como entender os rótulos.



Assim, sempre que forem comprar algum alimento, não se esqueça de ler o rótulo e as informações nutricionais.



Nenhum comentário:

Postar um comentário