segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Artes Marciais - Cuidados Nutricionais podem otimizar o desempenho de seus adeptos

Independente da modalidade, as artes marciais envolvem atividades que demandam um bom desempenho físico. Estar condicionado e bem treinado na modalidade escolhida não exige apenas disciplina e dedicação ao esporte, mas também cuidados com a saúde e com a alimentação.
Nos diversos segmentos de artes marciais, o contato físico entre os atletas é grande e o desgastes físico é intenso. Lutas no chão, golpes, chutes, socos, exigem muita energia e, quando o treino, além de intenso é diário, o preparo físico e alimentar deve receber uma atenção ainda mais especial. A alimentação saudável e equilibrada é uma excelente aliada para otimizar o desempenho dos atletas.
Independente dos objetivos, fazer atividade física em jejum é uma atitude reprovada. Mal-estar físico, hipoglicemia e comprometimento da massa magra, são consequências comuns, desta atitude errada, que podem prejudicar a saúde do atleta. Mesmo quando o objetivo é emagrecer, esta atitude está descartada.
As exigências nutricionais e calóricas frente às artes marciais diferem conforme os objetivos dos atletas, porém, de um modo geral, a alimentação deve conter 60 a 70% das calorias diárias provenientes de carboidratos, pois é a principal fonte de energia para o corpo. Quanto às proteínas, a proporção diária para o consumo deve ficar em torno de 1,4 a 2,0g de proteína por kg de peso corporal. Já quanto às gorduras, o ideal é evitar o consumo de frituras e gorduras saturadas e valorizar as monoinssaturadas.
Um dos suplementos mais indicados é o carboidrato de rápida absorção, justamente para favorecer o rendimento do atleta sem comprometer a sua estrutura muscular. Suplementos proteícos também podem ser indicados, principalmente os que apresentam aminoácidos essenciais com objetivo de diminuir a fadiga e contribuir para o aumento e manutenção da massa muscular.
A hidratação é fundamental para todo o processo. A água é a melhor escolha para antes, durante e após o treinamento físico. Em algumas situações, este esquema de hidratação pode ser um veículo para suplementos necessários. Isotônicos e sport drinks podem ser utilizados quando o desgaste físico é maior.
Procure a orientação de uma nutricionista para seguir o caminho certo.

Fonte: Queroviverbem

Nenhum comentário:

Postar um comentário