quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Farinha de Maracujá

Já conhecida por sua propriedade de ajudar a baixar os níveis de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes, a farinha de maracujá agora ganha status de bloqueador natural de gorduras. A farinha foi resultado de uma pesquisa feita Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A casca da fruta, que normalmente é desprezada, é rica em pectina, uma fibra solúvel que em nosso organismo forma um gel, dificultanto a absorção de carboidratos de uma maneira geral, inclusive da glicose. Além disso, esse gel impede que o organismo absorva também parte da gordura ingerida, ajudando nas dietas e nos emagrecimentos. A farinha contém 20% de pectina.
Quando chega ao intestino, a pectina bloqueia a absorção da gordura dos alimentos. O efeito emagrecedor da farinha, assim como a sua capacidade de proteger o coração, foi comprovado num estudo feito na Universidade Federal da Paraíba. Outra boa notícia: a fibra presente na farinha de maracujá promove uma faxina no organismo. Ela ajuda a eliminar as toxinas, que, acumuladas, prejudicam o funcionamento dos órgãos e, com isso, desequilibram o metabolismo. Só que para facilitar na ação desintoxicante da pectina, é importante beber mais água, no mínimo 2 litros por dia.
Modo de usar:
O consumo da farinha tem que ser diário: uma vez ou outra não é suficiente para surtir efeito. Por isso, varie o modo de acrescentá-la ao cardápio. Pode ser no suco, no iogurte, na salada na sopa. O ideal, porém, é consumir uma colher de sopa (10 gramas = 47 calorias) antes das três principais refeições.
OBS: Não adianta usar a farinha de maracujá e abusar da gordura e do açúcar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário