quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Dicas Nutricionais para Enxaqueca

Fatores nutricionais desencadeantes da enxaqueca:

- Alimentos desencadeantes: chocolate, café, álcool, doce (açúcar), glutamato monossódico, alimentos que contém tiramina, alimentos contendo aspartame, frutas cítricas, embutidos. O jejum prolongado é considerado um comportamento alimentar que também pode desencadear o problema.

Os alimentos capazes de desencadear a enxaqueca possuem em sua composição substâncias que poderão provocar alterações no calibre dos vasos sanguíneos do encéfalo, primeiramente diminuindo-os e em seguida aumentando-os. São essas alterações do diâmetro das veias que provocam mudanças na visão e dores de cabeça, ou a enxaqueca clássica.

Dicas alimentares para evitar episódios de enxaqueca:

1- Adequar o consumo de carboidratos, especialmente os carboidratos complexos (cereais, massa, pães, farináceos, entre outros), já que o cérebro utiliza os nutrientes provenientes destes alimentos como fonte de energia em todas as suas funções.
2- É importante acrescentar frutas na dieta, pela maior quantidade de vitaminas, minerais e fibras que possuem, sendo esses nutrientes que atuam no bom funcionamento do organismo.
3- O selênio, um mineral envolvido no funcionamento do sistema nervoso central, também pode ser eficiente no controle do problema. O consumo de apenas uma unidade de castanha-do-pará é suficiente para se alcançar às quantidades recomendadas diariamente.
4- O fracionamento da dieta deve acontecer com a ingestão de seis pequenas refeições ao dia, evitando os jejuns prolongados, que são considerados causadores de crises de enxaqueca.
5- Todas as bebidas alcoólicas podem causar enxqueca, porém os vinhos tintos são mais prováveis de provocar a dor devido ao seu conteúdo de taninos. Evitar o consumo de várias doses, pois pode aumentar a possibilidade de uma crise de enxaqueca.
6- Estudos sugerem que baixos níveis de magnésio facilitariam o desenvolvimento da vasoconstrição, que acarretaria a enxaqueca. Portanto é importante ingerir alimentos fontes desse mineral, como as folhas verdes escuras, soja, leguminosas, castanhas, cereais como aveia, arroz integral, pães integrais, carnes, peixe (salmão) eovos.
7- A vitamina B12 seria eficaz no tratamento e prevenção da enxaqueca. O mecanismo pelo qual este nutriente age na enxaqueca é incerto, mas é possível que ocorra estabilização de membrana celular e melhora da função mitocondrial. As principais fontes de vitamina B12 são leite, queijos (especialmente ricota e requeijão), iogurtes, carnes magras, ovos e vegetais verdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário