quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Soja Preta

A soja é um importantíssimo alimento funcional. Rica em isoflavonas, ácidos graxos ômega (3 e 6), proteínas, vitaminas do complexo B, fibras e minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio.
Sabe-se que a soja exerce efeito protetor contra diversas doenças, entre elas, cardiovasculares, diabetes, alguns tipos de câncer, aterosclerose, colesterol elevado, osteoporose e constipação intestinal. Também é recomendada nos sintomas da menopausa.
Um estudo realizado na Universidade Hanyang, de Seul, descobriu que ratos alimentados com a soja preta durante 28 dias tiveram metado do peso em comparação aos animais que não consumiram o grão.
O grupo que consumiu mais soja preta também teve o nível total de colesterol no sangue 25% mais baixo. E o nível de LDL, ou "colesterol ruim", 60% mais baixo do que o grupo que não consumiu o grão.
Os pesquisadores, liderados por Shin Joung Rho, afirmaram que o consumo de soja preta evitou o ganho de peso e melhorou os níveis de colesterol, mas não esclareceram a razão do grão ter estes efeitos.
David Bender, da Royal Free and University College Medical School em Londres, sugeriu que a proteína do grão pode afetar o metabolismo de gordura no fígado e tecidos gordurosos, reduzindo a síntese de novos ácidos graxos e colesterol.
A soja preta possui em sua casca uma substância chamada antocianina, um fitoquímico de ação antioxidante, responsável pela coloração da soja preta. O consumo de alimentos fonte de antocianina é importante para a prevenção contra câncer e envelhecimento precoce, além de proteger contra doenças cardiovasculares.
Mais estudos deverão ser realizados para realmente termos certeza da eficiência da soja preta no combate à obesidade.

Fontes:
BBCBrasil.com
Jornal do Brasil. Ciência e Tecnologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário