terça-feira, 3 de agosto de 2010

Emagrecimento. Concentração. Bom Humor

Pesquisadores do mundo inteiro são unânimes em afirmar que o desjejum (café da manhã) tem influência direta na manutenção do peso, no desempenho escolar e no humor das pessoas.
Isto se deve aos seguintes fatos já suficientemente comprovados pela comunidade científica: Durante a noite são liberadas, em maior quantidade, substâncias que ajudam na regeneração dos tecidos e na recuperação do organismo.
Quando despertamos, o café da amnhã é a forma que temos de sinalizar para que o organismo perceba que deve reduzir as substâncias que estavam sendo liberadas à noite e passar a liberar em maior quantidade as substâncias reguladoras do dia que envolvem maior queima calórica e ativação do metabolismo e preparam o organismo para situações que envolvam ação, ou seja deixam o organismo alerta.
O que é desjejum?
É a reunião harmônica de alimentos que contenham quantidades ideais dos grupos alimentares: energéticos, reguladores e construtores (carboidrato, proteína, gorduras, fibras, vitaminas e minerais).
Energéticos: pães, cereais e biscoitos integrais, manteiga.
Reguladores: frutas e sucos.
Construtores: peito e blanquet de peru, queijo, ovo, leite, bebida fermentada, etc.

O mais importante a ser cumprido em relaçaõ ao café da manhã é que ele deve ser consumido, no máximo, até 40 minutos após despertarmos, senão o corpo pode não entendê-lo como café da manhã, e com isso desencadear uma série de efeitos indesejados, como ganho de peso, falta de atenção, mal humor, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário