quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Gorduras Trans e Saturada

A gordura é boa para você. Até mesmo necessária para a sua saúde. Quando comemos gorduras obtidas de plantas ou animais, suprimos o corpo com energia. A gordura ajuda o corpo com algumas funções, como a absorção de vitaminas, controlando a pressão arterial e nos mantendo aquecidos. Em crianças de um a três anos, a gordura é essencial para o desenvolvimento do cérebro e do sistema imunológico.
O excesso de gordura contribui para doenças cardíacas, que podem resultar em ataques do coração ou infartos. Acumular muita gordura também aumenta o risco de Diabetes tipo 2, cálculos na vesícula biliar e até mesmo câncer.

Gordura Saturada

Mas porque a gordura saturada é ruim?

Você tme dois tipos de colesterol - o LDL (conhecido como colesterol ruim) e o HDL (conhecido como colesterol bom). Enquando algumas gorduras, como as monoinsaturadas e as poliinsaturadas, não elevam o nível de LDL, as gorduras saturadas inequivocamente o fazem. A gordura saturada aumenta nosso nível de colesterol ruim mais do que qualquer outra coisa que colocamos em nosso corpo. As gorduras saturadas geralmente são sólidas à temperatura ambiente.

Gorduras Trans

A gorduras trans é usada em incontáveis produtos alimentícios, como biscoitos, massa de pizza e margarina em tabletes, e pode prejudicar seu coração com o passar do tempo. As gorduras trans aumentam os níveis de colesterol ruim - LDL - e, simultaneamente, abaixam o bom - HDL. Com menos colesterol bom e mais do ruim, você maiores chances de obstruir as artérias e ficar com elas endurecidas. O colesterol ruim se acumula como uma placa no interior da artéria.

Algumas gorduras trans são encontradas em carnes vermelhas, cordeiro, gordura do leite e da manteiga, mas especialistas não tem certeza se essas gorduras naturais teriam o mesmo efeito prejudiciais à saúde.

Fique atento aos produtos na hora da compra, leia os rótulos e procure na lista dos ingredientes gorduras ou óleos de soja parcilamente hidrogenados.

Um comentário:

  1. Adorei seu Blog,sou uma futura Nutricionista e é sempre bom adquirir mais informações a respeito....Bjão

    ResponderExcluir