terça-feira, 31 de agosto de 2010

Benefícios do Ovo

O ovo tão conhecido como o vilão do aumento do colesterol pode ser considerado um alimento com efeito protetor, segundo estudos, pois apresenta maior quantidade de gordura mono e poliinsaturada do que a saturada, além de conter mineirais e vitaminas antioxidantes, como a colina, vitamina encontrada na gema, que auxilia na redução do colesterol e na melhora da memória.
Um estudo importante de Vander Wal e colaboradores mostra que o consumo de ovos no café da manhã provoca maior saciedade reduzindo o consumo de alimentos em lanches, favorecendo a perda de peso.

Benefícios do ovo:

1- Manutenção do peso: as proteínas deste alimento proporcionam saciedade diminuindo o consumo alimentar.
2- Produção de força musuclar: as proteínas presentes no ovo, diminuem a perda de messa muscular em idosos.
3- Gravidez: a colina presente na gema do ovo auxilia na formação do sistema nervoso do bebê.
4- Visão: alguns componentes do ovo previnem a perda da visão em pessoas da terceira idade.
5- Aumento da memória: a colina melhora a transmissão das mensagens do cérebro pelos neurônios.
6- Pressão sanguínea: algumas proteínas do ovo podem ter efeito semelhante ao de medicamentos que tratam pressão alta.

Procure uma nutricionista!

Fonte
Ativo.com

Dia do Nutricionista


31 de Agosto - Dia do Nutricionista


sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Alimentos formadores de colágeno

É a partir dos 25 anos de idade que o nosso organismo inicia a redução de colágeno, e aos 50 anos de idade a produção de colágeno é de apenas 35% do necessário. No caso do sexo feminino, com a redução de hormônio estrogênio na menopausa, a diminuição do colágeno é maior.
A perda de colágeno no nosso organismo pode ser amenizada através da ingestão de alimentos que estimulam a produção da substância, sendo que é preciso ter uma alimentação equilibrada.
Uma dieta rica em proteínas magras é uma grande estimuladora de colágeno em nosso organismo, no qual para que o colágeno seja sintetizado pelo organismo é indicado a ingestão de alimentos fontes de vitamina C, vitamina E, selênio, zinco, cobre e silício.
Desta forma, para que você consiga estimular a produção de colágeno no organismo, fica a dica de alguns alimentos que ajudam a firmar a pele e a deixá-la mais bonita.

- Cobre: Aveia, lentilha, cogumelo, avelã, caju, fígado bovino.
- Selênio: Carne, frango, arroz preto, salmão e nozes.
- Silício: Banana, trigo, centeio, feijão, avelã, nabo, salsa, cevada, aveia.
- Zinco: Frutos do mar, ovos, castanha do pará, amêndoa, avelã.
- Vitamina A e E: Cenoura
- Vitamina C: Pepino, cenoura, laranja, goiaba, acerola, kiwi, caju.
- Proteínas magras: iogurte desnatado, queijo cottage, peito de frango ou peru, ovo, salmão, atum.

Além de ingerir esses alimentos, é preciso evitar alguns alimentos e hábitos como fumo, álcool e a gordura saturada.

quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Dicas Nutricionais para Enxaqueca

Fatores nutricionais desencadeantes da enxaqueca:

- Alimentos desencadeantes: chocolate, café, álcool, doce (açúcar), glutamato monossódico, alimentos que contém tiramina, alimentos contendo aspartame, frutas cítricas, embutidos. O jejum prolongado é considerado um comportamento alimentar que também pode desencadear o problema.

Os alimentos capazes de desencadear a enxaqueca possuem em sua composição substâncias que poderão provocar alterações no calibre dos vasos sanguíneos do encéfalo, primeiramente diminuindo-os e em seguida aumentando-os. São essas alterações do diâmetro das veias que provocam mudanças na visão e dores de cabeça, ou a enxaqueca clássica.

Dicas alimentares para evitar episódios de enxaqueca:

1- Adequar o consumo de carboidratos, especialmente os carboidratos complexos (cereais, massa, pães, farináceos, entre outros), já que o cérebro utiliza os nutrientes provenientes destes alimentos como fonte de energia em todas as suas funções.
2- É importante acrescentar frutas na dieta, pela maior quantidade de vitaminas, minerais e fibras que possuem, sendo esses nutrientes que atuam no bom funcionamento do organismo.
3- O selênio, um mineral envolvido no funcionamento do sistema nervoso central, também pode ser eficiente no controle do problema. O consumo de apenas uma unidade de castanha-do-pará é suficiente para se alcançar às quantidades recomendadas diariamente.
4- O fracionamento da dieta deve acontecer com a ingestão de seis pequenas refeições ao dia, evitando os jejuns prolongados, que são considerados causadores de crises de enxaqueca.
5- Todas as bebidas alcoólicas podem causar enxqueca, porém os vinhos tintos são mais prováveis de provocar a dor devido ao seu conteúdo de taninos. Evitar o consumo de várias doses, pois pode aumentar a possibilidade de uma crise de enxaqueca.
6- Estudos sugerem que baixos níveis de magnésio facilitariam o desenvolvimento da vasoconstrição, que acarretaria a enxaqueca. Portanto é importante ingerir alimentos fontes desse mineral, como as folhas verdes escuras, soja, leguminosas, castanhas, cereais como aveia, arroz integral, pães integrais, carnes, peixe (salmão) eovos.
7- A vitamina B12 seria eficaz no tratamento e prevenção da enxaqueca. O mecanismo pelo qual este nutriente age na enxaqueca é incerto, mas é possível que ocorra estabilização de membrana celular e melhora da função mitocondrial. As principais fontes de vitamina B12 são leite, queijos (especialmente ricota e requeijão), iogurtes, carnes magras, ovos e vegetais verdes.

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Ortorexia

O que é?

A Ortorexia é um transtorno alimentar recentemente diagnosticado, que surge quando a pessoa se torna obsessiva quanto aos padrões daquilo que come. Ao contrário da anorexia ou bulimia, a pessoa permite-se comer, mas fica tão obcecada com o que come que todos os seus pensamentos ficam ocupados com a dieta.
Permitem-se apenas alimentos saudáveis e investigam o conteúdo nutricional de cada elemento que ingerem. Calorias, vitaminas e nutrientes tornam-se o ponto focal da comida e qualquer coisa que contenha o mínimo vestígio do que está na lista do "não é permitido" não é consumido.
Embora todos possam se beneficiar ao adaptar-se a essa atitude de forma mais habitual, os compulsivos levam a obsessão com o conteúdo dos seus alimentos ao extremo e não se permitem, em circusntância alguma, um desvio do seu programa de tipos de alimentos autorizados.

Sinais da Ortorexia

- Examina cada pormenor do que se encontra em cada alimento?
- Só se permite alimentos saudáveis?
- Consegue comer uma refeição preparada por outra pessoa?
- Observa e comenta a maneira como as outras pessoas preparam a comida?
- Não para de pensar no conteúdo nutricional durante o dia?
- Preocupa-se ao comer qualquer coisa que possa não ser "boa" para si?
- Perdeu muito peso recentemente sem seguir conscientemente uma dieta?

Efeitos da Ortorexia

Os ortoréxicos podem ficar seriamente afetados e a comunicação em casa pode sofrer com isso. A pessoa pode começar a isolar dos seus semelhantes e se tornar distante à medida que se vão fixando cada vez mais nas suas regras dietéticas.
Para alguns, a capacidade de desempenhar ou de estudar pode começar a declinar, à medida que a mente se ocupa cada vez mais com a dieta e com os alimentos que são permitidos, como artitulá-los no dia-a-dia, quantas vezes se devem mastigar e por aí afora. Há tantos fatores que envolvem estes transtornos alimentares que os pensamentos podem ficar totalmente ocupados por eles, deixando pouco espaço para outros rumos de idéias, e a concentração e a motivação acabam por ficar na retarguarda.

Tratamento

Como muitos transtornos alimentares, a ajuda de um profissional é normalmente requerida, assim como os tópicos envolvendo o desenvolvimento da desordem precisarão tanto de tratamento como o bem-estar nutricional da pessoa.
Embora a doença não seja tão conhecida como outros tipos de transtorno alimentar, pode ter o potencial de ser igualmente séria para a saúde e está envolta de problemas semelhantes de controle de comportamento em relação aos outros transtornos alimentares, e a pessoa irá precisar indubitavelmente de alguma intervenção profissional para ultrapassar o problema.

Fonte: Saúde Plena

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Segurança para a utilização da suplementação esportiva

A suplementação esportiva, segundo pesquisas, exerce grande influência positiva em diversos aspectos fisiológicos em nosso organismo. Porém, para alcançar esses resultados com segurança, é preciso seguir alguns procedimentos e condutas. São eles:
1- Antes de iniciar um programa de suplementação, procure uma nutricionista para melhor orientá-lo e acompanhá-lo durante todo o processo.
2- Deve-se dar preferência a produtos nos quais pesquisas científicas comprovem as afirmações quanto aos seus efeitos.
3- Associado à sua suplementação, não se esqueça de manter uma dieta balanceada, prescrita por uma nutricionista.
4- Lembre-se que só a suplementação não basta para atingir os seus objetivos, é preciso também ter uma atividade física regular monitorada por um professor de educação física.
5- Qualquer alteração ou desconforto que ocorra em seu organismo durante o período de suplementação deve ser informado ao responsável.

Por fim, deve ficar claro que a suplementação esportiva deve ficar restrita aos casos e situações especiais, diagnosticadas por profissionais qualificados, nos quais a eventual utilização deve sempre decorrer da prescrição e do acompanhamento de uma nutricionista.

Fonte: Saúde Plena

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Artes Marciais - Cuidados Nutricionais podem otimizar o desempenho de seus adeptos

Independente da modalidade, as artes marciais envolvem atividades que demandam um bom desempenho físico. Estar condicionado e bem treinado na modalidade escolhida não exige apenas disciplina e dedicação ao esporte, mas também cuidados com a saúde e com a alimentação.
Nos diversos segmentos de artes marciais, o contato físico entre os atletas é grande e o desgastes físico é intenso. Lutas no chão, golpes, chutes, socos, exigem muita energia e, quando o treino, além de intenso é diário, o preparo físico e alimentar deve receber uma atenção ainda mais especial. A alimentação saudável e equilibrada é uma excelente aliada para otimizar o desempenho dos atletas.
Independente dos objetivos, fazer atividade física em jejum é uma atitude reprovada. Mal-estar físico, hipoglicemia e comprometimento da massa magra, são consequências comuns, desta atitude errada, que podem prejudicar a saúde do atleta. Mesmo quando o objetivo é emagrecer, esta atitude está descartada.
As exigências nutricionais e calóricas frente às artes marciais diferem conforme os objetivos dos atletas, porém, de um modo geral, a alimentação deve conter 60 a 70% das calorias diárias provenientes de carboidratos, pois é a principal fonte de energia para o corpo. Quanto às proteínas, a proporção diária para o consumo deve ficar em torno de 1,4 a 2,0g de proteína por kg de peso corporal. Já quanto às gorduras, o ideal é evitar o consumo de frituras e gorduras saturadas e valorizar as monoinssaturadas.
Um dos suplementos mais indicados é o carboidrato de rápida absorção, justamente para favorecer o rendimento do atleta sem comprometer a sua estrutura muscular. Suplementos proteícos também podem ser indicados, principalmente os que apresentam aminoácidos essenciais com objetivo de diminuir a fadiga e contribuir para o aumento e manutenção da massa muscular.
A hidratação é fundamental para todo o processo. A água é a melhor escolha para antes, durante e após o treinamento físico. Em algumas situações, este esquema de hidratação pode ser um veículo para suplementos necessários. Isotônicos e sport drinks podem ser utilizados quando o desgaste físico é maior.
Procure a orientação de uma nutricionista para seguir o caminho certo.

Fonte: Queroviverbem

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Soja Preta

A soja é um importantíssimo alimento funcional. Rica em isoflavonas, ácidos graxos ômega (3 e 6), proteínas, vitaminas do complexo B, fibras e minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio.
Sabe-se que a soja exerce efeito protetor contra diversas doenças, entre elas, cardiovasculares, diabetes, alguns tipos de câncer, aterosclerose, colesterol elevado, osteoporose e constipação intestinal. Também é recomendada nos sintomas da menopausa.
Um estudo realizado na Universidade Hanyang, de Seul, descobriu que ratos alimentados com a soja preta durante 28 dias tiveram metado do peso em comparação aos animais que não consumiram o grão.
O grupo que consumiu mais soja preta também teve o nível total de colesterol no sangue 25% mais baixo. E o nível de LDL, ou "colesterol ruim", 60% mais baixo do que o grupo que não consumiu o grão.
Os pesquisadores, liderados por Shin Joung Rho, afirmaram que o consumo de soja preta evitou o ganho de peso e melhorou os níveis de colesterol, mas não esclareceram a razão do grão ter estes efeitos.
David Bender, da Royal Free and University College Medical School em Londres, sugeriu que a proteína do grão pode afetar o metabolismo de gordura no fígado e tecidos gordurosos, reduzindo a síntese de novos ácidos graxos e colesterol.
A soja preta possui em sua casca uma substância chamada antocianina, um fitoquímico de ação antioxidante, responsável pela coloração da soja preta. O consumo de alimentos fonte de antocianina é importante para a prevenção contra câncer e envelhecimento precoce, além de proteger contra doenças cardiovasculares.
Mais estudos deverão ser realizados para realmente termos certeza da eficiência da soja preta no combate à obesidade.

Fontes:
BBCBrasil.com
Jornal do Brasil. Ciência e Tecnologia.

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Farinha de Maracujá

Já conhecida por sua propriedade de ajudar a baixar os níveis de açúcar no sangue, o que é ótimo para quem tem diabetes, a farinha de maracujá agora ganha status de bloqueador natural de gorduras. A farinha foi resultado de uma pesquisa feita Faculdade de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A casca da fruta, que normalmente é desprezada, é rica em pectina, uma fibra solúvel que em nosso organismo forma um gel, dificultanto a absorção de carboidratos de uma maneira geral, inclusive da glicose. Além disso, esse gel impede que o organismo absorva também parte da gordura ingerida, ajudando nas dietas e nos emagrecimentos. A farinha contém 20% de pectina.
Quando chega ao intestino, a pectina bloqueia a absorção da gordura dos alimentos. O efeito emagrecedor da farinha, assim como a sua capacidade de proteger o coração, foi comprovado num estudo feito na Universidade Federal da Paraíba. Outra boa notícia: a fibra presente na farinha de maracujá promove uma faxina no organismo. Ela ajuda a eliminar as toxinas, que, acumuladas, prejudicam o funcionamento dos órgãos e, com isso, desequilibram o metabolismo. Só que para facilitar na ação desintoxicante da pectina, é importante beber mais água, no mínimo 2 litros por dia.
Modo de usar:
O consumo da farinha tem que ser diário: uma vez ou outra não é suficiente para surtir efeito. Por isso, varie o modo de acrescentá-la ao cardápio. Pode ser no suco, no iogurte, na salada na sopa. O ideal, porém, é consumir uma colher de sopa (10 gramas = 47 calorias) antes das três principais refeições.
OBS: Não adianta usar a farinha de maracujá e abusar da gordura e do açúcar.

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

A Importância da Recuperação Muscular no Pós-treino

Uma dieta deficiente em carboidrato reduz rapidamente o glicogênio muscular e hepático e, subsequentemente, reduz o desempenho nos exercícios intensos e de curta duração, assim como nas atividades prolongadas.
A redução dos conteúdos das reservas de glicogênio (musuclar/hepático) está associada à ocorrência de fadiga. Para melhorar a performance, os CHO são consumidos antes, durante e após o exercício. A reposição do glicogênio utilizado após o exercício é um aspecto fundamental na recuperação da capacidade de endurance. A preocupação quanto ao tipo, frequência e quantidade de CHO merece atenção, principalmente quando o indivíduo necessita de reposição rápida do estoque (entre 4 a 6 horas).
Quanto ao tipo de CHO a ser consumido, glicose e sacarose são os que possuem a maior capacidade de repor glicogênio muscular quando comparados com a frutose, nas 6 primeiras horas após o exercício em virtude de seu elevado índice glicêmico. Essas refeições se revelam extremamente eficazes com uma dose de 0,7g/kg de peso corporal, quando feitas a casa duas horas, no transcorrer das seis horas após o exercício.

O crescimento muscular ocorre em três fases:

1. Estimulação: O stress, causado durante o treinamento pelas sobrecargas metabólicas e tensionais, provaca microlesões nos músculos envolvidos que caracterizam a estimulação.
2. Recuperação: Envolve tanto a reparação dessas microlesões como também o restabelecimento energético num patamar superior ao anterior. Esta fase de recuperação é fundamental para o desenvolvimento muscular afim de se preparar para estímulos subsequentes mais intensos. Se o atleta não estiver completamente recuperado e houver fornecimento de nova sobrecarga, a musculatura responderá de maneira negativa desfavorecendo o desenvolvimento muscular. Em se tratando do treinamento de hipertrofia muscular, acredita-se que a recuperação ocorra entre 48 e 72 horas, considerando uma alimentação adequada e outros fatores, tais como o descanso.
3. Crescimento: O processo de crescimento muscular, portanto, ocorre em sua maior parte não durante o treinamento e sim no período de descanso. A síndrome do overtrainning se manifesta primariamente no sistema nervoso, depois alcançando o sistema muscular.

Recuperação Pós-exercício:

Imediatamente após o exercício: 1 a 2 horas após do treino, os músculos que estavam ativos se preparam para restabelecer a energia gasta e maximizar a entrada de nutrientes. Este é o estado em que o corpo se encontra mais receptivo à absorção e armazenamento de energia.

Geralmente o corpo experimenta uma diminuição natural de insulina circulante durante o exercício, esta situação é superada por uma mudança nas células do músculo exercitado. Acredita-se que durante o exercício físico, uma determinada proteína presente na membrana da célula é ativada por gatilhos de receptores de insulina, permitindo que a glicose entre na célula sem depender da insulina, este fenômeno é conhecido como fase insulino-independente. Esta fase ocorre até duas horas após a atividade física.

Quando consumimos um alimento, a insulina é lançada no organismo, mas quando é lançada na fase insulino-independente teremos dois mecanismos que agem para levar nutrientes para as células do músculo trabalhado. Ambos os processos fazem com que os nutrientes entrem nas células mais rapidamente, neste período importante para a recuperação.

Síntese de glicogênio muscular:

Em média, apenas 5% do glicogênio muscular utilizado durante o exercício é ressintetizado a cada hora após o exercício. Da mesma forma, para que a restuaração seja total, são necessárias pelo menos 20h após a prática de exercícios intensos, desde que sejam consumidos carboidratos em quantidades adequadas.
Durante dias consecutivos de competição, ou de treinamento intenso, recomenda-se que os atletas consumam carboidratos entre 15 a 30 minutos após o exercício com porções adicionais a cada 2-3h.
No caso de treino de endurance, a restauração do glicogênio muscular é um fator fundamental para o rápido restabelecimento da capacidade de realizar o exercício. Mesmo sem a ingestão de CHO, a reposição do glicogênio muscular pode ocorrer a partir da reutilização do lactato produzido durante o exercício intenso (o processo de recuperação ativa potencializa essa conversão).


Referências Bibliográficas
TERJUNG, Ronald L. Adaptações musculares ao Treinamento Aeróbio. Gatorade sports science institute sports science exchange 14. Novembro/Dezembro - 1997.
COYLE, Edward F. Carboidratos e Desempenho Atlético. Gatorade sports science institute sports science exchange 09. Janeiro/Fevereiro - 1997.
BACURAU, Reury Frank. Nutrição e Suplementação esportiva. Phorte Editora, 2000.
RANKIN, Janet Walberg. Efeito da ingestão de carboidratos no desempenho de atletas em exercícios de alta intensidade. Gatorade sports science institute sports science exchange 30. Julho/Agosto/Setembro - 2001.
Fonte
RG Nutri

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Pimenta e seus benefícios


A pimenta possui benefícios conhecidos há muito tempo. Há pelo menos 2 mil anos, a pimenta era utilizada para curar dores de dente e de estômago.
Hoje, sabe-se que a pimenta possui efeito analgésico, antiinflamatório e antioxidante.
A pimenta diminui o risco de doenças cardiovasculares, maior causa de morte no Brasil. Seu principal princípio ativo é a capsaicina, que ajuda a reduzir o colesterol total do sangue, diminuindo o risco de doenças cardíacas como o infarto.
Além doa benefícios do coração, pesquisas comprovaram que a capsaicina ajuda a aliviar dores de cabeça, controla os níveis de glicose, aumenta a capacidade pulmonar, e ajuda no tratamento da rinite alérgica.
Quanto mais picante a pimenta, maior a concentração de capsaicina e maiores são os benefícios.
Para quem quer emagrecer, uma boa pedida é aumentar o consumo de pimenta, pois ela é um alimento termogênico que acelera o metabolismo e ajuda na queima de gordura.
Atenção para quem possui gastrite, pois a pimenta estimula a liberação da secreção ácida pelo estômago, aumentando ainda mais o desconforto.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Emagrecimento. Concentração. Bom Humor

Pesquisadores do mundo inteiro são unânimes em afirmar que o desjejum (café da manhã) tem influência direta na manutenção do peso, no desempenho escolar e no humor das pessoas.
Isto se deve aos seguintes fatos já suficientemente comprovados pela comunidade científica: Durante a noite são liberadas, em maior quantidade, substâncias que ajudam na regeneração dos tecidos e na recuperação do organismo.
Quando despertamos, o café da amnhã é a forma que temos de sinalizar para que o organismo perceba que deve reduzir as substâncias que estavam sendo liberadas à noite e passar a liberar em maior quantidade as substâncias reguladoras do dia que envolvem maior queima calórica e ativação do metabolismo e preparam o organismo para situações que envolvam ação, ou seja deixam o organismo alerta.
O que é desjejum?
É a reunião harmônica de alimentos que contenham quantidades ideais dos grupos alimentares: energéticos, reguladores e construtores (carboidrato, proteína, gorduras, fibras, vitaminas e minerais).
Energéticos: pães, cereais e biscoitos integrais, manteiga.
Reguladores: frutas e sucos.
Construtores: peito e blanquet de peru, queijo, ovo, leite, bebida fermentada, etc.

O mais importante a ser cumprido em relaçaõ ao café da manhã é que ele deve ser consumido, no máximo, até 40 minutos após despertarmos, senão o corpo pode não entendê-lo como café da manhã, e com isso desencadear uma série de efeitos indesejados, como ganho de peso, falta de atenção, mal humor, entre outros.

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Cálcio e perda de gordura corporal

Uma pesquisa realizada por cientistas dos Estados Unidos, divulgada no Brasil, comprovou que indivíduos que ingerem cálcio proveniente de leite e laticínios de baixo teor de gordura, perdem 69% a mais de gordura corporal, quando submetidos a dietas alimentares de poucas calorias, se comparados à aqueles que não consomem laticínios.
A descoberta feita pelo pesquisador Michael Zemel, PhD, professor, chefe do departamento e diretor de nutrição do Insituto de Nutrição da Universidade do Tennessee, em Knoxville, Tennessee (EUA).
A pesquisa de Michael Zemel sobre a influência do cálcio do leite e dos derivados lácteos sobre o processo de emagrecimento começou em 1988, e quase por acaso, pois Zemel desenvolvia um outro estudo, com homens afro-americanos, analisando a influência de uma dieta rica em laticínios sobre a redução da hipertensão.
Os indivíduos que permaneceram em teste durante um ano, consumiam dois copos de iogurte por dia. O resultado, para surpresa do pesquisador, concluiu que ao final do período de experimentação o grupo não só havia conseguido reduzir a pressão sanguínea, como apresentara perda de peso. A descoberta inusitada suscitou novos testes e pesquisas.
O teste:
Durante seis meses, 34 adultos obesos foram designados aleatoriamente para um dos 2 grupos de dieta. O primeiro grupo consumiu iogurte light - 1.100mg de cálcio/dia - com 3 porções do iogurte. O outro grupo controle consumiu apenas 500mg de cálcio, diariamente.
Resultado:
Os indivíduos que incluíram o iogurte light como parte da dieta perderam significativamente mais peso quando comparados com outros que simplesmente reduziram as calorias. As pessoas que consumiram iogurte perderam 22% a mais de peso, 61% a mais de gordura corpórea e 81% a mais de gordura abdominal durante o estudo de 24 semanas.
Aqueles que aderiram à dieta do leite haviam perdido quase 70% a mais de peso se comparados aos que não aderiram à dieta.
Explicação:
Uma dieta pobre em cálcio parece estimular a redução de enzimas que produzem gorduras e diminui a atividade das enzimas que queimam gordura, constatou Zemel. Quando há ausência de cálcio no organismo os níveis do hormônio calcitriol são elevados. Entre outros efeitos. o calcitriol bloqueia os mecanismos que causam a quebra da gordura e, o que é pior, ativam os mecanismos que a geram.
Uma dieta rica em laticínios de baixo teor de gordura, em função do aumento da ingestão de cálcio pelo organismo, afeta o modo como as células trabalham, fazendo com que elas armazenem menos gordura e ativem os mecanismos que provocam a eliminação da gordura já acumulada .

A ingestão de cálcio através dos laticínios é recomendada, principalmente, para assegurar um desenvolvimento adequado e a manutenção dos tecidos ósseos, sendo imprescindível para o crescimento e a prevenção da osteoporose.

Os resultados da pesquisa de Zemel são animadores, porém é preciso mais estudos para comprovar esse novo papel do cálcio.